Ameixa combina com natal A ameixa preta, tamb?m conhecida como ameixa do jap?o, ? uma das favoritas para as festas de fim de ano

Marinella Souza
Colabora??o*
19/10/2007

Os sinos natalinos j? se fazem ouvir ao longe e a procura por produtos espec?ficos dessa ?poca do ano come?a a ganhar vapor os mercados e feiras da cidade. Seguindo tradi??o europ?ia, a ameixa preta, tamb?m conhecida como ameixa do jap?o, ? uma das favoritas.

Entre os meses de novembro e dezembro, a mais comum de ser encontrada ? aquela vermelha por dentro que ? mais doce, macia e suculenta (leia a mat?ria).

Segundo o comerciante Cl?udio Marinho da Costa, as ameixas s?o muito procuradas para compor as mesas natalinas por sua colora??o diferenciada. "T?m pessoas que compram para fazer gel?ias, mas a maioria prefere mesmo comer ao natural".

De colora??o quente e um sabor peculiar, a ameixa do jap?o ? perfeita para o per?odo de festas em que as pessoas abusam de pratos mais 'pesados' que alteram o funcionamento mais pesado.

A nutricionista Cristina Lopes diz que a ameixa ? muito importante na regula??o do intestino. "Ela tem uma subst?ncia que n?o ? digerida pelo organismo, essa subst?ncia estimula o tr?nsito intestinal", diz a especialista.

Foto de ameixas Al?m de gel?ias, outras iguarias t?m a fruta como protagonista, ? o que conta a dona de casa Maria da Gl?ria. "Eu uso muito ameixa para fazer pudins e pav?s, misturada com outras frutas". Mas dona Maria da Gl?ria garante que n?o pode abusar dessas receitas em casa para manter a forma.

Outra del?cia feita com a ameixa s?o os doces de leite e as compotas. Para essa ?poca de natal, uma receita muito preparada com a fruta ? o peru com gel?ia de ameixa. Quem j? experimentou, aprova e garante que o sabor ? muito especial. O lombo com ricota e molho de ameixa ? uma outra op??o a ser explorada na chegada do Papai Noel.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF


Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.