Caju A fruta, na verdade, ? a castanha. O caju, parte macia, ? o fruto, rico
em vitaminas A, C e do complexo B

S?lvia Zoche
Subeditora
05/01/2008

Com o calor n?o dando tr?gua, ? importante sempre se hidratar. Beber muita ?gua j? virou lugar comum, por isso os sucos naturais s?o bem-vindos ao paladar.

O suco de caju est? entre os mais populares, inclusive entre os industrializados. Mas para quem pensa que o caju ? uma fruta, se engana. A fruta ? a castanha, que s? pode ser consumida depois de passar por um processo de industrializa??o especial.

A comerciante do Mercado Municipal de Juiz de Fora, Maria Aparecida Barros de Andrade (foto abaixo), conta que certa vez tentou assar uma castanha em casa, mas logo avisa que n?o de certo e que ? perigoso.

"N?o d? certo fazer em casa, porque a castanha solta muito ?leo e queima a pele. ? muito perigosos fazer isso. A castanha que a gente compra em mercado passa por um processo especial", diz Maria Aparecida, que enfatiza para ningu?m tentar em casa.

Ela ainda conta que h? clientes seus que compram o caju especialmente para fazer simpatia e como tratamento contra a calv?cie, usando a castanha. "Mas sinceramente n?o sei que simpatia e nem como se usa para ter cabelos", afirma.

Foto de caju Foto de Maria Aparecida vendendo caju Foto de caju

O cajueiro ? uma planta brasileira, que ? cultivada no litoral nordestino. Maria Aparecida conta que o caju que chega em sua banca passa por S?o Paulo e Rio de Janeiro antes de chegar a Juiz de Fora. "Dependendo da quantidade que chega no Rio, pode ficar mais barata ou mais cara". No Mercado Municipal, cada comerciante de frutas costuma adquirir de quatro a cinco bandejas, que chegam ?s quartas-feiras e s?bados.

Por seu fruto ser muito macio, eles v?m em bandejas ambaladas em pl?stico para proteger contra amassados. E a pouca quantidade, de tr?s a quatro cajus por bandeja, tem uma explica??o. Eles precisam ser consumidos o quanto antes. Na geladeira, dura aproximadamente uns dois dias. Para n?o murchar, a dica ? envolv?-los em saco pl?stico. Para que for usar um caju somente, Maria Aparecida recomenda que se guarde os outros cajus no congelador. A casca deve estar firme, sem manchas ou machucados.

Foto de caju Foto de caju Foto de caju

O fruto do caju pode ser vermelho ou amarelo e, dependendo da variedade, por ser at? roxo-amarelada. No nordeste, quando o caju ainda est? verde, ? usado em sua culin?ria, em refogados ou picadinhos. Quando est? maduro, ? uma boa pedida para batida e coquetel primavera. A castanha do caju ? um dos ingredientes do caruru, em receitas com peixes, bolinhos, arroz com champanhe e arroz colorido.

Cajueiro

O caju ? segunda fruta com maior ?rea plantada no Brasil, ocupando uma ?rea de 704 mil hectares, perdendo da laranja, que ocupa mais de 803 mil hectares e ganhando da banana, que ocupa mais ou menos 505 mil hectares.

Foto de caju Foto de caju Foto de caju

As lavouras de cajueiros est?o concentradas no Nordeste, principalmente nos estados do Cear?, do Rio Grande do Norte e do Piau?, em regi?es muito secas e de terras arenosas, nas quais o cajueiro tem extraordin?ria adapta??o.

O cajueiro ? nativo do Brasil e ocorre naturalmente n?o apenas no Nordeste como tamb?m nas regi?es de cerrado do Brasil Central e da Amaz?nia e o seu cultivo atrav?s das modernas t?cnicas de desenvolvidas pela Embrapa oferece ?tima produtividade e abre perspectivas de retomada de espa?o no mercado internacional, hoje dominado pela ?ndia, porque estudos feitos junto aos consumidores do Primeiro Mundo mostram que a castanha de caju ? a mais apreciada entre todas as nozes e am?ndoas.

Fonte: Jornal Entre Posto


Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.