Sukiyaki: prato quente da culin?ria japonesa Em comemora??o ao centen?rio da imigra??o japonesa para o Brasil,
o chefe de cozinha Rog?rio Marino ensina a iguaria

S?lvia Zoche
Subeditora
21/06/2008

Dias frios e noites ainda mais geladas. Os caldos, bebidas quentes, fondues e todos os alimentos aquecidos s?o bem-vindos no inverno. Os restaurantes ficam movimentados e os fornos e fog?es das casas trazem sabores mais fortes, temperados que esquentam e, ao mesmo tempo, confortam os ?nimos.

Pratos com sabores fortes, como o espaguete ? italiana, a polenta portuguesa, o feij?o amigo, batatas ao forno, fazem parte desta esta??o do ano.

Que tal inovar preparando uma receita com o curry, uma especiaria indiana, no molho curry para fondue, que leva noz moscada e pingos de tomilho, entre outros ingredientes; ou, ainda, pratos com gengibre, uma planta de ra?zes arom?ticas e de sabor forte. A dica ? degustar anchovas ao shoyo com gengibre.

Aproveitando o ano em que se comemora o centen?rio da imigra??o japonesa para o Brasil (veja a comemora??o em Juiz de Fora), o chefe de cozinha japonesa, Rog?rio Mariano, resolveu ensinar um passo-a-passo r?pido, o sukiyaki. ?? muito pedido em ?poca de frio, por ser servido quente?. A iguaria ? acompanhado de arroz. Para beber, saqu?.

Segredos da culin?ria japonesa
imagem da receita A culin?ria japonesa ? muito conhecida por iguarias preparadas com peixe cru, que s?o os sashimis, e os vegetais e camar?es empanados, que s?o os tempuras. Mas, para quem n?o aprecia peixes e frutos do mar, o sukiyaki pode ser uma boa oportunidade para conhecer as receitas vindas do Jap?o. Isso porque a carne usada ? a vermelha, que pode ser contrafil? ou maminha. Por?m, ? bom lembrar que entre os temperos do molho existe um que ? ? base de peixe.

A carne, em um primeiro momento, ? levada para fritar rapidamente na manteiga em uma panela aquecida. ?? s? para selar a carne dos dois lado?. Em seguida, corte em fatias. Ela mant?m-se crua por dentro, que ser? cozida assim que juntar-se aos outros ingredientes, como cogumelos, tofu, cenoura, cebola e repolho.

Antes de levar ao fogo, coloque por cima dos ingredientes, j? na panela, uma colher de manteiga. Segundo Rog?rio, isso d? ?toque aveludado ? receita?.

O molho leva, entre outras coisas, saqu? e molho de soja. ?Sal n?o precisa, porque o molho de soja j? tempera?. Mas a?car ? imprescind?vel para tirar a acidez. Em vinte minutos, cozidos em panela de ferro ou inox, fogo m?dio, o skiyaki fica pronto. Mas, antes, jogue por cima um ovo sem bater e deixe por mais tr?s minutos. Sirva quente e aprecie esta receita tradioconal, cozida no vapor.


Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.