• Assinantes
  • Churrasco no SóSabor
    Dicas e receitas para preparar um típico churrasco brasileiro

    Para que tudo dê certo, um churrasco começa a ser preparado no dia anterior. Depois de contar o número de convidados, escolha e compre a carne, faça a vistoria da churrasqueira e utensílios e coloque a cerveja e os refrigerantes no gelo. Observe também se não falta nenhum condimento e afie as facas.

    No dia, o fogo deve ser aceso logo cedo, para que a brasa fique no ponto. Para colocar fogo na churrasqueira, você pode utilizar um pão velho. Embeba o miolo do pão em álcool e deixe o mesmo misturado ao carvão antes de colocar fogo. Outra opção é enrolar jornal e colocar no centro da churrasqueira, embebido em álcool.

    As carnes são geralmente assadas em uma seqüência: lingüiça, coração, picanha, maminha, costela. Atenção para as distâncias de cada espeto para se ter porções para todos os gostos. Não fique mexendo no fogo. Mexa sempre na carne. Se faltar fogo, coloque alguns pedaços de carvão, com cuidado, por cima do braseiro.

    Churrasco típico se come quente, na táboa do assador, sem pressa, com muita conversa, piadas, brincadeiras, e experimentando com farinha, com molho, magro, gordo, sangrando. Para beliscar sirva azeitona, queijo, pão de alho na brasa (com pasta de manteiga, alho esmagado e orégano). Para comer com a carne, cai bem uma salada vinagrete e farinha de mandioca. E para temperar, sal grosso.

    Receitas dos Churrasqueiros:

    As carnes
    Deixe as lingüiças mais em baixo e as costelas no alto. Asse as costelas com o osso para baixo. Assim que os ossos branquarem, vire. As carnes devem pegar cor e calor antes de salgar: tire do fogo e espalhe - sem exagero - sal grosso ou médio por toda a carne. Volte ao fogo e deixe branquear o sal. Nunca deixe a carne salgada antes de botar no fogo, pois ela endurece e fica seca. Enquanto a costela é servida bem passada, a maminha deve ser cortada quando está rosada e com caldo. Cuide do assado até o fim, mantendo as carnes quentes e sem ressecar.

    As aves ficam ótimas grelhadas, de preferência, em um espeto giratório. Para prepará-las sem pele, passe manteiga, óleo ou envolva-as com toicinho, para não ficarem secas. No tempero, experimente usar ervas e condimentos picantes. As aves descongeladas devem ser descongeladas lentamente, um dia antes, na geladeira, antes de serem preparadas.

    A bebida
    Para gelar bebidas em lata mais rápido, coloque as latas dentro do isopor, cubra com uma camada grossa de gelo e jogue sal. Além da cerveja gelada, um bom churrasco tem a cachaça e a caipirinha, que estão adquirindo fama internacional e virando produto de exportação. Se você pretende inovar, o SóSabor tem uma receita diferente: Caipirinha de Maracujá.

    A origem do churrasco no Brasil
    Originário do Rio Grande do Sul, o churrasco surgiu, no século XVII, nas imensidões dos pampas, quando essa parte do Brasil, disputada por castelhanos e paulistas, era ocupada por milhares de cabeças de gado selvagem, oriundas de Buenos Aires e de outras áreas da Argentina.

    A princípio, o churrasco - como o conhecemos - era raríssimo, pois, naquela época, não havia a preocupação com o comércio da carne bovina, mas sim com a obtenção de couro e de sebo. Para isso, realizavam-se as vacarias - as matanças de gado. Os vaqueiros, depois de correrem, cercarem e matarem os bois, cortavam o pedaço mais fácil de partir e o assavam inteiro num buraco aberto no chão, temperando-o com a própria cinza do braseiro.

    No final do século XVII, o churrasco tornou-se uma prática mais difundida, criando-se, assim, novas técnicas para o seu preparo. Surgiram os cortes especiais da carne, como a costela e a paleta. A generalização do hábito de comer churrasco acabou gerando diferentes estilos de consumo.

    Fontes:
    As dicas, receitas e informações acima e outras mais,
    sobre o preparo do tradicional churrasco brasileiro,
    estão nos seguintes sites:


    Encontre outras receitas...
    E monte seu cardápio no SóSabor.



    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.