Ameixa

Por

Ameixa Fruta ? rica em vitamina A e pot?ssio. ? usada como laxativo
e em problemas do aparelho respirat?rio

S?lvia Zoche
Rep?rter
31/08/2006
Quando a gente pensa em ameixa, existe mais de uma possibilidade de imaginar os seu formatos e cores. No meio de uma banca de frutas, ela chama aten??o por sua cor mais escura. Mas existem outros tipos de ameixa. Uma delas ? a ameixa preta, que ? desidratada, muito usada em doces e at? salgados. Sabores como o do manjar dos deuses, que mistura leite condensado, leite de coco e ameixas em calda ? de dar ?gua na boca.

Tudo bem que tem gente que n?o gosta desta fruta, mas ? dif?cil resistir a um bolo de chocolate que leva ameixa e coco. Quer algo mais natural? Que tal preparar uma gel?ia de ameixa?

Mas a ameixa preta tamb?m ? usada em comidas salgadas. A comerciante Maria das Merc?s, que possui um estabelecimento no Mercado Municipal, garante que muitas pessoas compram ameixa preta para o preparo de pratos salgados. Um lombo com ricota e molho de ameixa fica especial ou ent?o um peru com gel?ia e ameixas.

A comerciante Rosa Marilza, h? dez no Mercado Municipal, vende doce de leite puro e doce de leite com ameixa. "O cliente prefere o doce de leite puro. Acho que a ameixa n?o ? t?o divulgada, porque n?o tem na regi?o", diz.

Segudo o nutricionista Arnaldo Pinheiro, a ameixa ? o fruto da Prunus domestica, fam?lia das ros?ceas, origin?ria da Europa e C?ucaso. Suas cores v?o do roxo escuro, passando pela viol?cea, vermelha ou amarela. "A ameixa ? carnosa e suculenta, e seu caro?o ? quase liso", conta. O comerciante Cl?udio Marinho da Costa conta que compra as ameixas vermelhas que chegam da Argentina, Chile e Espanha. "As que s?o vermelhas tamb?m por dentro s?o mais suculentas. As que s?o amarelas por dentro s?o mais secas". Ele diz que at? fevereiro, as ameixas s?o suculentas e que, a partir de mar?o, as variedades s?o amarelas internamente.

Os comerciantes Maria Aparecida Barros de Andrade e Joaquim Eduardo de Andrade Guedes trabalham h? mais de 16 anos com hortifrutigranjeiros e compram a ameixa vermelha japonesa. "As vermelhas s?o frutas de regi?es mais frias", diz Joaquim. "Em Barbacena etem cultivo, mas as ameixas s?o bem pequenas. ? que existem diversas variedades", explica Maria.

As ameixas amarelas s?o mais f?ceis de encontrar em regi?es mais quentes. N?o ? ? toa que Rodrigo Santos adora comer ameixa amarela no p?. "At? hoje, vou na ro?a pra comer ameixa e tamb?m jabuticaba, quando ? epoca. Meu tio me chama de macaquinho", ri. L?via Mattos gosta de todos os tipos. "Mas a amarela ? mais acess?vel". Isso porque h? uma ?rvore da fruta na casa dela. "Os vizinhos ficam o dia inteiro pedindo". Hoje em dia, ela j? n?o sobe mais. "Minha m?e encheu de orqu?dea no p? da ?rvore e n?o d? pra subir". A solu??o ? ir na laje de casa."Mas n?o tem gra?a".

Maria e Joaquim contam que as ameixas amarelas que vendem s?o de S?o Paulo, porque s?o maiores que as daqui na regi?o. "L?, tem muita planta??o de ameixa amarela. Depois da flora??o, as frutas come?am a nascer. Quando est?o pequenas ainda, eles batem na ?rvore com vara para cair parte das ameixas. As que ficam no p? crescem e ficam maiores".

A fruta ? rica em vitamina A e tamb?m possui vitaminas C, B1 e B2 e niacina, al?m de ser rica em f?sforo e ter pot?ssio, magn?sio e carboidratos. "A ameixa preta, a forma desidratada da fruta, ? amplamente usada como laxativo tanto inteira, em infus?o ou associada ao mel", afirma o nutricionista. Ele informa que, para problemas do aparelho respirat?rio, a ameixa preta pode ser colocada no forno para secar. "Depois, ? mo?da e seu p? ? adicionado a ?gua e mel para combater a tosse, gripe e rouquid?o".

Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.