Saúde
Thaís Coutinho Thaís Coutinho 22/9/2010

Gengibre

GengibreAcredita-se que seu cultivo tenha se iniciado na Índia, no século 4 a.C., e depois se espalhou pelo sudeste da Ásia devido às rotas de navegação do Oceano Índico por volta do século 5 a.C. Há cerca de 2 mil anos foi exportado das Índias para o Império Romano como especiaria e no século XVI foi introduzido na África e no Caribe. Os Portugueses foram os responsáveis por trazer a planta medicinal ao Brasil e, em 1578, o País já a cultivava. A especiaria, que pertence à família das Zingiberaceae, chegou a ser considerada o condimento mais importante da Ásia.

O gengibre é uma erva com rizomas, que erroneamente é chamado de raiz, quando na verdade, trata-se de um caule subterrâneo, carnoso e espesso, em geral, a parte mais apreciada da planta.

Além de ser muito utilizado na culinária, o gengibre possui propriedades capazes de promover o alívio de diversos problemas. O gengibre ajuda a melhorar a motilidade e secreção do estômago, o que facilita a digestão, além de diminuir enjoos e vômitos.

A planta possui também ação desintoxicante, anticancerígena, antialérgica, antioxidante, imunoestimulante e hormonal. Estas propriedades estimulantes devem-se à vitamina B3 e B6, que aliviam sintomas de tensão pré-menstrual. O gengibre contém também vitamina C, protegendo o organismo contra gripes, ajudando na redução do colesterol e na cicatrização de feridas. Já o magnésio, o selênio e o zinco exercem ação antioxidante.

Seu consumo é indicado em casos de náuseas associados á gravidez, pós-operatórios e movimentos típicos de viagem de carro e barco. Um dado importante é que a planta não produz efeito sobre o sistema nervoso central, comum a muitos antitérmicos convencionais. Essa propriedade tem sido atribuída à ação combinada de dois princípios ativos naturais: zingerones e shogaols.

As plantas da família Zingiberaceae, em especial o gengibre, possuem 6-gingerol e 6-paradol, substancias que tem efeito antitumoral. Elas são consideradas antioxidantes, elementos que previnem a formação de tumores por inibirem a produção de radicais livres.

O funcionamento correto do sistema digestório faz com que os nutrientes ingeridos sejam bem absorvidos pelo organismo e, dessa forma, cada função do corpo cumpre sua missão. Como o gengibre atua em todo o processo digestório, também auxilia a modular o sistema imunológico. É muito utilizado em casos de gripes e resfriados.

Alguns componentes da planta, principalmente os que compõem seu óleo essencial, possuem atividade contra micro-organismos, como bactérias, fungos e vírus causadores de gripes e resfriados. Seu consumo pode contribuir para diminuir e combater os sintomas. O extrato de gengibre, por exemplo, apresenta ação analgésica e também é empregado no combate à rouquidão e à inflamação de garganta.

A desintoxicação é o processo de eliminação de toxinas do organismo. Ela ocorre em todas as células, mas principalmente nas do fígado. Duas substâncias que compõem o óleo essencial do gengibre, 6-gengirol e shogoal, estimulam as secreções do aparelho digestório, fazendo com que ele funcione de forma mais eficiente. Além de melhorar as funções do fígado, elas tem ação de proteger as células hepáticas, tornando-as mais saudáveis.

A osteoartrite ou artrose é uma doença degenerativa das articulações que causa dor e rigidez da área afetada devido ao processo inflamatório. Muitos estudos realizados nos Estados Unidos mostram que o gengibre possui ação anti-inflamatória por inibir a atividade de enzimas e citocinas pró-inflamatórias. A maneira mais comum de conseguir esse beneficio é através do chá, mas também pode ser acrescentado na forma de extratos.

Por ser um alimento versátil, o gengibre é utilizado tanto em pratos doces, chás e outras bebidas. Prefira-o na forma fresca, pois o sabor é mais suave. O suco cai bem como tempero em receitas indianas e é um dos ingredientes preferidos da culinária chinesa e japonesa, em pratos de marisco ou carne de cabra, e na gastronomia vegetariana. O gengibre em pó é muito usado como aromatizante de receitas, como pão de especiarias, biscoitos, bolachas e bolos, refrigerantes e até mesmo cerveja de gengibre, típica da Inglaterra.

O rizoma possui propriedade expectorante, ou seja, ajuda na eliminação de catarro e melhora as incomodas crises de tosse. Uma boa forma de aproveitar esse beneficio é fazer o chá, que além de proporcionar ganhos a saúde, trás a sensação de aconchego, já que deve ser ingerido quentinho.

Pessoas com quadro graves de hipertensão não devem utilizar o gengibre, já que ele estimula reflexivamente o sistema nervoso simpático, aumentando a pressão arterial. Os portadores de cálculos biliares e usuários a anticoagulantes também devem passar longe da planta.

Suco de Gengibre
  • Ingredientes
- 1 abacaxi
- 5 gramas de hortelã
- 5 gramas de gengibre
- 2 folhas de couve
- 1 colher (sopa) de raspas de casca de limão

  • Modo de preparo


Bater todos os ingredientes no liquidificador com água. Servir gelado. Rende cinco porções.



Thaís Coutinho é Nutricionista e Personal Diet

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Sheila Rodrigues: Os estabelecimentos podem limitar o número de contas que cada cliente poderá pagar no caixa? Exemplo a Drogaria Araujo só aceita 5 contas por cliente, então eu tinha 7 contas para pagar, tive que pagar 5 e ir para o final da fila para pagar as outras 2 contas. Isso é um absurdo.

Ana Felício: boa tarde,eu comprei um carregador de bateria minha camera panasonic lumix dmc fh 28 e até agora ningueim entrou en contato comigo é assim que funciona? deixei meu tel e nada oque eu faço?

Gleide Farias: Boa Noite, Parei de tomar o adoless faz uma semana faz medo ? Ou tem problema? Pode engravidar ? Mim responda o breve possivel?

Lidianne Senna: O médico indicou Selene para eu tomar pq eu tenho ovário policisticos, mas eu estou amamentando, meu filho tem 1 ano e 5 meses e ja tem 3 semanas q tomo, gostaria de saber quais são os riscos para meu bebê de eu tomar selene e continuar amamentando?

Karina Valentim de Oliveira: Olá bom dia..eu gostaria de uma ajuda urgente por favor.. eu amamento minha filha de dois anos e 4 meses, quando ela estava com 1 ano e meio mais ou menos o anticoncepcional Micronor não estava fazendo efeito e eu estava menstruando duas vezes no mesmo mês e por isso meu ginecologista me indicou o depo provera... como era de se esperar eu fiquei sem menstruar, porém eu tomei a primeira injeção dia 28 de agosto e a segunda dia 28 de novembro e após isso eu iria ter que tomá-la dia 28 de fevereiro mas preferi não tomar mais pois os efeitos colaterais estavam muito intensos... porém hj é dia 26 de abril e minha menstruação sem sinal e gostaria de saber o q eu poderia fazer... eu já fiz um Beta HCG ontem dia 25 de manhã e deu negativo... o q tá me deixando maluca é que estou sentindo cólica e não desce a menstruação... me ajudem pois não sei o q devo fazer... obrigada

Salatiel Salomao Pessoa: Ola uma amiga minha,tomou DIAD a 15 Dias atras 24 horas apos a penetraçao, hoje e 28/04 e a mentruaçao dela nao veio ne normal pq nao se passou um mes,mais ela houve outra penetraçao ela quer saber se ela tomar o DIAD hoje vai ter algum problema?vai perde o efeito?

Tatiane Souza: Meu GO tb me receitou essa injeção , porém me arrependi. Agora não estou mais amamentando e gostaria e trocar por comprimido. Alguém sabe como devo proceder ? Assim que vencer o período é só iniciar com o comprimido ?

Adrieli Fonseca: olá boa noite estou super preocupada pois tomo anticoncepcional e esqueci de toma um dia e transei com meu namorado, só que a noite quando cheguei tomei o de ontem que tinha esquecido e o do dia e continuei tomando regularmente os que faltavam, só que até agora não desceu o que será????

Franciane Santos: eu tomo o normamor mais tava em falta nas farmacia ai eu menstruei e no quarto dia eu nao tomei so tomei com 8 dias e eu ando sentindo enjos tem pocibilidade de eu estar gravida

Eduardo Oliveira: minha esposa toma o anticoncepcional SELENE minha pergunta e a seguinte. uma pilula do SELENE tomada apos uma relação pode fazer o mesmo Efeito que uma PILULA DO DIA SEGUINTE?

Thais Cristina: Eu estou tomando o cerazette ja tem 1 ano e 3 meses o Go disse que eu poderia estar trocando para outro anti?. decide tomar o selene, eu queria saber se apos terminar o ultimo comprimido do cerazette se no dia seguinte ja posso tomar o selene ou devo esperar a mestruação descer para começar como selene

Isabela Silva: alguem pode me respnder? tomo perlutan a 5 meses. mês passado tomei dia 29 e esse mes hoje dia 17 ja mestruei o que devo fazer?

Gabriel Silveira: merda

Michelle Bonfim: Ola tenho 31 anos e a 12 faço o uso do microdiol mas meu marido fez a vasectomia e vou suspender o uso assim que estiver tudo ok,gostaria de saber se vou ter reações desagraveis devido a suspenção do mesmo? obrigado

Gleica Portela: alguem pode mi dizer se o anticoncepacional desogestrel faz parar de menstruar/?:

Fafá Morais Sampaio Silva: Adorei a idéia. Obrigada pela dica.

Marlucia Ferreira: DOUTOR , ESTAVA TOMANDO O SELENE A 1 MES, E NESSE MES JÁ IRIA PARA 2 MESES. E ANTES EU USAVA O INJETÁVEL. POREM NESSE MES INTERROMPI NO QUARTO DIA , POIS ESTOU QUERENDO ENGRAVIDAR. TENHO POSSIBILIDADES DE ENGRAVIDAR AINDA ESSE MES?

Ana Paula Guimaraes: gostei muito e fasio de fa'zer

Maria Eduarda: gostei muito e o unico q eu achei ensinando juntar os ovos

Odette Habermann Denzin: muito legal essas sugestões .vou tentar na próxima pascoa

Cristina Vinci: oiii

Margareth Cassar Schnabl: Adorei esse site! muito bom e fácil de usar.