Deimersom Pereira Frazão Deimersom Frazão 11/09/2013

Verão vindo aí... E minha barriga, como perdê-la?

barrigaUm dos maiores responsáveis pela corrida das pessoas à prática de uma atividade física, com certeza são os músculos abdominais. A busca incessante pela perda da famosa "barriguinha", "pochete" é constante e, em alguns casos, torna-se uma obsessão e objetivo único no treino de uma pessoa.

Mas antes de entrarmos no mérito da questão que envolve o treinamento dessa cadeia de músculos, irei primeiro elucidar as principais funções da mesma.

O nome parede abdominal não é usado à toa, o abdômen atua como uma barreira protetora natural contra choques mecânicos que podem ocorrer em nossas vísceras e órgãos internos durante uma pressão ou pancada sofrida nessa região. Na manutenção da postura ereta e a fim de preservar a coluna vertebral, os músculos abdominais atuam como suportes e mantenedores da mesma, principalmente nas posições onde o tronco se apresenta "em pé". A pressão interna exercida pela parede abdominal também é auxiliadora em diversas funções fisiológicas dos órgãos internos e vísceras.

Somente por esses motivos que apontei anteriormente, já podemos elencar que essa cadeia muscular é uma das mais importantes e que merece um cuidado especial em seu treinamento, mas o que mais chama atenção para essa região é a famosa "barriga chapada", o "tanquinho" e hoje em dia, a chamada "barriga negativa."

Para o treino dos músculos abdominais e eliminação da indesejada barriguinha, não adianta como muitos acreditam, apenas fazer "Abdominal"! A gordura localizada é eliminada primordialmente através do exercício aeróbico e não através dos exercícios abdominais, embora é válido deixar frisado que em qualquer atividade física há dispêndio energético, no entanto, a melhor forma de se perder a "barriguinha" é por meio de exercícios aeróbicos. O mito "vou fazer abdominal para perder a barriga", é falso, pois a perda de gordura não se dá de forma localizada e sim de forma global proveniente de uma alimentação balanceada, repouso, descanso e uma boa orientação profissional de um Personal Trainner. Esse saberá qual o melhor tipo de exercício aeróbio que lhe proporcionará melhor rendimento e resultados. É fundamental uma orientação personalizada e direcionada, pois cada pessoa é um caso e um objetivo diferente, logo, as ferramentas e os caminhos a serem trilhados, também variam de caso a caso.

Bom treino!


Deimersom Frazão é Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde se graduou. Personal Trainer, atuando também como consultor em empresas e academias, professor de ginástica com diversas capacitações e certificações internacionais.

ACESSA.com - Ver?o vindo a?... E minha barriga, como perd?-la?