Massagem com pedras quentes para aliviar dores Algumas pedras aquecidas espalhadas em pontos estrat?gicos sobre o corpo promovem ativa??o da circula??o e alivia muitas dores


Marinella Souza
*Colabora??o
19/11/2008

O paciente deita sobre a cama ao som de m?sicas relaxantes e as pedras s?o aplicadas sobre pontos de entrada e sa?da de energia do corpo, os chacras.

Ap?s um tempo, a massoterapeuta desliza essas pedras pelos m?sculos, regulando a for?a aplicada de acordo com os pontos corporais. Nisso consiste a terapia de pedras quentes que vem conquistando os juizforanos.

O portal ACESSA.com encontrou a massoterapeuta Eliene Mota que h? cinco meses desenvolve esse tipo de trabalho em seu estabelecimento. "Eu fiz um curso aqui na cidade mesmo porque sempre me interessei pela energia das pedras", conta.

Eliene garante que, apesar da resist?ncia, a procura tem aumentado a cada dia. A mo?a atende, em m?dia, dez pacientes por semana e acredita que Juiz de Fora ainda tem preconceitos em rela??o a esse tipo de tratamento.

"Juiz de Fora ainda n?o tem consci?ncia dos benef?cios que a massagem, de uma forma geral, traz para o corpo", avalia. E os benef?cios s?o muitos. Eliene conta que com uma sess?o a pessoa consegue se livrar de dores fortes. "Eu j? tive clientes que chegaram aqui com muita dor nas pernas e sa?ram sem dor. J? teve uma cliente que sofre de fibromialgia que tamb?m relatou melhora", comenta.

foto de mulher  
deitada de bru?os com pedras nas costas foto de massagem
com pedras quentes nos p?s foto de 
massagem com pedras quentes nas costas

Entre as vantagens desse novo tratamento terap?utico est?o o combate ao estresse, ?s tens?es, ?s luxa?es, ?s tens?es cr?nicas, ?s inflama?es agudas, ? febre, ?s queimaduras de sol, ? inflama??o no intestino, ? pris?o de ventre, aos hematomas, aos m?sculos atrofiados, ?s veias varicosas ulceradas e ? c?lica menstrual.

As pedras s?o aquecidas a 30? C ou 40? C e o atendimento dura uma hora. As cores e os formatos das pedras influenciam no resultado final. "Os chacras b?sicos, que ficam na regi?o p?lvica e o espl?nico, que fica abaixo do umbigo, pedem cores mais fortes. No plexo solar (acima do umbigo), no card?aco (peito), no lar?ngeo (garganta), no frontal (testa) e no coron?rio (acima da cabe?a) s?o usadas pedras com cores mais suaves", explica.

foto de pedras foto de pessoa manuseando pedras foto e pedras em detalhe

Segundo Eliene, a terapia traz tantos benef?cios porque "o deslizamento ativa a circula??o,solta a musculatura e trabalha com a energia do nosso corpo". Dessa forma, crian?as, pessoas com problemas card?acos e rec?m-operado n?o devem fazer esse tipo de tratamento. Para as gr?vidas a massagem de pedras quentes ? indicada, mas tem algumas restri?es.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF