Bruxas s?o usadas para atrair energias positivas Apesar de serem associadas a coisas ruins, as imagens de bruxas e dos outros s?mbolos de bruxaria atraem energias positivas


Priscila Magalh?es
Rep?rter
23/08/2008

Enquanto uns v?em com estranheza o fato de imagens de bruxas e outros s?mbolos relacionados ? bruxaria serem usados na decora??o de ambientes, outros n?o abrem m?o de ter as bruxinhas dentro de casa. Quem gosta, garante que elas atraem energias positivas. "Mas ? preciso acreditar para poder usar os elementos a favor", garante a professora Adriana Almeida.

Adriana explica que quando algu?m chega a um lugar para comprar uma bruxa, n?o ? a pessoa quem a escolhe, mas o contr?rio. "? a imagem que escolhe a pessoa de acordo com a necessidade daquele momento".

Dessa forma, h? uma bruxa que representa cada tipo de necessidade, como felicidade, amor, esperan?a, raz?o, sensibilidade, honestidade, coragem e justi?a. S?o os chamados adjetivos fortes. "? de onde vem o poder m?ximo da energia positiva", completa ela. Assim, quem comprar uma bruxinha que traz amor, vai ter um ambiente mais amoroso e assim por diante.

Al?m de atrair as energias positivas, tamb?m h? imagens que espantam as negativas, como a inveja, harmonizando o ambiente. O ideal ? montar um altar, como fez Adriana. Nele, ela colocou todas as bruxas e os outros elementos, formando um conjunto de energias positivas. "Ele ? o ponto de liga??o com os Deuses".

foto instrumentos foto instrumentos

Mas por que a imagem que as pessoas t?m das bruxas ? de coisa ruim, que espalha o mal? Adriana explica que, por volta dos s?culos XIII e XIV, as mulheres sabiam fazer ch?s para curar, considerados po?es. Essas mulheres tinham um conhecimento muito grande e eram mais velhas, trazendo uma apar?ncia mais carregada. Essa apar?ncia era associada ao mal. "A partir da?, criaram-se os contos. Os pais diziam aos filhos que se n?o obedecessem os levariam para a casa daquelas mulheres, como castigo".

Adriana tamb?m diz que, naquela ?poca, acreditavam que qualquer tipo de intui??o, milagres e ajuda por meio de ervas e ch?s n?o vinham de Deus, mas do Diabo. Por isso, eram manifesta?es do mal e as mulheres que faziam as po?es foram associadas ao mal.

Outros s?mbolos de bruxaria

Adriana acredita que os s?mbolos e os instrumentos m?gicos trazem, assim com as bruxas, energias renovadoras.

Athame ou Punhal (foto abaixo ? esquerda): o punhal ? uma faca ritual?stica, com l?mina de fio duplo, lisa ou gravada com v?rios s?mbolos m?gicos e astrol?gicos. Representa o antigo e m?stico elemento ar, s?mbolo da for?a da vida. ? usado para tra?ar c?rculos, exorcizar o mal e as for?as negativas, controlar e banir os esp?ritos elementais, guardar e direcionar a energia durante os rituais.

Segundo ela, o athame nunca pode ser usado para cortar qualquer coisa. "Ele n?o pode encostar em sangue, pois tudo o que vem da magia branca n?o pode ter sacrif?cio". Para tra?ar o c?rculo de prote??o em volta do corpo, a pessoa deve ficar de joelhos. "O athame n?o pode encostar no ch?o", lembra ela.

foto instrumentos foto instrumentos

Caldeir?o (foto acima ? direita): ? utilizado para v?rios prop?sitos, como ferver po?es, queimar incenso e guardar carv?o, flores, ervas ou outros elementos m?gicos. O caldeir?o pode ser usado tamb?m como instrumento divino para ver o futuro, quando cheio de ?gua. "? dentro dele onde toda a magia pode acontecer. ? onde os feiti?os viram feiti?os. Onde se faz os pedidos para que os desejos se realizem".

Varinha M?gica (foto abaixo ? direita): a vareta - tamb?m conhecida como Bast?o de Fogo - ? um bast?o fino de madeira, feito de um galho de ?rvore. Representa o antigo e m?stico elemento fogo, ? s?mbolo de for?a, de vontade, e de poder m?gico. Se retirada da natureza, uma autoriza??o deve ser pedida. "? s? chegar ao lado da ?rvore e pedir a ela para retirar o galho. Depois disso, ele deve ser limpo e levado para casa. Serve para purificar o ambiente".

Sino M?gico: tocar um sino, emana vibra?es, que tem efeitos poderosos. O barulho espanta as criaturas do mal. "Elas n?o gostam do barulho celestial do sino m?gico".

foto instrumentos foto instrumentos

Vassoura: a vassoura ? usada para purificar o ambiente. ? costume limpar as energias negativas de uma casa varrendo-as para fora. Adriana diz que a vassoura n?o deve encostar no ch?o quando se varre. Outro poder da vassoura ? o de tirar de dentro de casa uma pessoa que n?o ? bem-vinda. Para isso, ela deve ser colocada de cabe?a para baixo.

Pentagrama (foto acima ? esquerda): estrela de cinco pontas que representa Terra, Ar, Fogo, ?gua e o Esp?rito. Ela tamb?m representa o ser humano: cabe?a, bra?os e pernas. "? o maior s?mbolo de prote??o e pode ser usado para tra?ar o c?rculo de prote??o em volta do corpo".

Adriana lembra que os mesmo s?mbolos usados para proporcionar o bem, tamb?m podem ser usados para fazer o mal. "Existem bruxas boas e ruins, mas o bem sempre vence", garante ela.