Junia Junia Bretas 30/04/2015

O Mapa da Mina

meditaSempre me perguntam em relação a PROVAS E CONCURSOS e eu sempre falo o seguinte: saber o que fazer a gente sempre sabe, a questão é colocar em prática.

Todo mundo está cansado de saber que se alimentar de forma inteligente e equilibrada, dormir bem, praticar exercícios físicos, ter lazer e diversão, buscar ferramentas de relaxamento e controle do estresse, além de se dedicar ao estudo, pode maximizar sua qualidade de vida e suas chances de obter resultados positivos não só nos concursos públicos, mas também no trabalho em geral, na vida pessoal, sentimental etc. Todo mundo está cansado de SABER tudo isso sim, mas quero ver quem está cansado de FAZER o que sabe ser bom pra si mesmo? Aí já é bem diferente.

Vou passar algumas dicas que foram extremamente valiosas para mim na época em que estava estudando para o primeiro concurso público que fiz (Concurso para Servidores do Ministério Público de MG) e que passei EM 1º LUGAR.

Você pode ter mais qualidade de vida e de estudo se cuidar de você como um todo:

1) Cuidar do sono:

Quando dormimos bem, nossa capacidade de memorização melhora, nosso raciocínio e nosso humor. Durante esse período nosso organismo realiza funções vitais à saúde como o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios essenciais à vida, consolidação da memória, além de propiciar um relaxamento intenso e descanso para mente e para musculatura.

Dica preciosa: Prepare-se para dormir. Crie seus próprios rituais como a meditação, o relaxamento (ver meu Artigo do dia 05/11/2013 sobre respiração e controle mental), a oração ou outra técnica de controle da tensão.

2) Cuidar da sua alimentação:

Seu combustível natural. É de extrema importância encher seu corpo de ótimos nutrientes vindos das frutas, vegetais, castanhas e nozes, para que seu cérebro funcione melhor e seu corpo seja um aliado na busca dos seus objetivos. Uma alimentação correta faz bem ao seu físico e à sua mente. Procure ler sobre nutrição, um bom livro é: "VOCÊ É O QUE VOCÊ COME" (Dra.Gillian McKeithby); tem muita dica de alimentação para melhorar raciocínio, memória etc.

3) Cuidar da sua mente:

Estudar sim, muito e sempre atento aos seus limites, você deve decidir como é melhor estudar, em qual horário e em qual intervalo. Você deve observar se rende mais de manhã, de tarde ou de noite, quanto tempo você consegue estudar sem parar, o ideal é fazer intervalos entre os estudos, respirar, se alongar e jamais pular refeições.

Você irá se observar! O que é preciso é ter disciplina, a partir do momento que percebeu que prefere estudar, por exemplo, à tarde, ou na parte da manhã, você pode começar a fazer isso todos os dias para que isso se torne um HÁBITO. Quando nossas ações se tornam hábito as cumprimos com mais facilidade, quase que automaticamente! Após 21 dias a atitude nova se torna um hábito, seu cérebro aprende a habilidade, porém se você deixar de praticar essa nova habilidade (por exemplo, a habilidade de estudar 6 horas por dia), você a desaprende em 21 dias também... Estudar PNL é tão importante por isso, a gente aprende a lidar com o nosso cérebro, a lidar com a gente mesmo!

4) Cuidar das Emoções:

Não controlamos os acontecimentos externos, muito menos as pessoas a nossa volta. Nem ao menos sabemos com precisão o que irá acontecer em nossa própria vida: se o trânsito estará fluindo, se abrirá edital para o concurso certo, se seremos aprovados, se seremos realizados no cargo... Entretanto existe sim um controle efetivo: O AUTOCONTROLE.

Você não pode controlar o movimento dos carros no engarrafamento, entretanto, pode controlar sua rigidez muscular e o ar que entra e sai dos seus pulmões. Você não pode controlar que dia sairá o resultado do concurso ou se a banca examinadora irá gostar do seu texto ou da sua oratória, todavia, cabe a você escolher o melhor pensamento para manter em sua mente, cabe somente a você escolher hábitos saudáveis que irão te ajudar em todo processo seletivo, por toda vida.

Busque se divertir, relaxar, respirar, afinal você pode ter decorado todo o edital do concurso, pode ter estudado toda a matéria da prova, mas se sua ansiedade atingir picos extremos as consequências serão prejudiciais à sua saúde e à sua nota final: você pode ter um "branco", pode passar mal, pode ficar estafado e desanimado. Cuide-se.

5) Praticar a BIBLIOTERAPIA:

Ler Livros para te ajudar nesse processo e na sua vida como um todo: PODER SEM LIMITES (Anthony Robbins), COMO PASSAR EM PROVAS E CONCURSOS (Willian Douglas), A LEI DA ATRAÇÃO - O SEGREDO COLOCADO EM PRÁTICA (Michael J. Losier - PhD em PNL - Programação Neurolinguística). Eu segui bastante esses três, principalmente o último que tem exercícios para você atingir sua meta!

Boa sorte, bons estudos e lembre-se: Fracassar é sinônimo de DESISTIR, nada além disso! Coloque em PRÁTICA tudo isso que você acabou de ler, ou não terá valido nada investir esses preciosos minutos lendo esse artigo.


Junia Bretas é graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); servidora do Ministério Público de MG; Advanced Trainer e Master Practioner em PNL; considerada um das melhores Palestrantes do Brasil pela Ourives TeD do Rio Grande do Sul; escritora do livro Liderança Estratégica (Ed. Leader SP). Para saber mais clique aqui

O Mapa da Mina

ACESSA.com - O Mapa da Mina