Junia Bretas Junia Bretas 5/07/2015

Ferramenta para tomar decisões com eficiência e obter mais autoconhecimento

juniaEstamos aqui nesse mundo para enfrentar diversos desafios. São essas dificuldades que nos fazem vencer e evoluir na vida. Aprendemos MUITO com o sofrimento e com a dor, é a chamada Pedagogia da dor e do sofrimento, eles são essenciais para nossa evolução, entretanto PODEM E DEVEM SER AMENIZADOS. A gente sempre PODE buscar ferramentas e soluções para ter uma vida mais leve e menos agarrada e sofrida.

Lembre-se: não encare as dificuldades como problemas e sim como DESAFIOS. Isso estimula sua mente inconsciente a buscar soluções. A palavra PROBLEMA engessa a mente e a palavra DESAFIO a estimula.

Pensamos através de palavras então selecioná-las de forma inteligente e sensata sempre ajuda: que tal substituir a palavra PROBLEMA pela palavra DESAFIO? FRACASSO pela palavra RESULTADO? SOFRIMENTO pela palavra EXPERIÊNCIA? Sua mente inconsciente será beneficiada e com isso suas emoções e comportamentos também serão melhores.

Tudo na vida é uma questão de APRENDER, você pode aprender a controlar sua mente, a controlar suas emoções, aprender a ter uma vida mais satisfatória em todos os sentidos. Não estou falando que seja FÁCIL, posso garantir ao menos, que é mais fácil do que viver a vida inteira sem aprender a dominar seus próprios pensamentos e sentimentos. Na vida pagamos sim um preço por aprender (aprender exige um esforço grande da nossa parte) e pagamos também um preço por não aprender. Com certeza "não aprender" sai muito mais caro no fim das contas.

Para ajudar quanto aos dilemas e principalmente PARA SE CONHECER MELHOR, vou indicar uma Técnica que criei baseada nos meus estudos de Programação Neurolinguística (PNL) e Psicologia (Técnica esta que inclusive, já postei no meu Facebook.

Quando as pessoas falam de problemas (DESAFIOS) comigo, sempre indico esta Técnica que é super simples e fácil. Eu a criei e usei em vários momentos da minha vida, tendo obtido resultados surpreendentes. A denominei Técnica da "CARTA PARA UM AMIGO(A)"!

A MELHOR pessoa para nos aconselhar somos nós mesmos SEMPRE, pois sempre sabemos o que é melhor pra nossa vida, ainda que inconscientemente.

Essa técnica traz para o CONSCIENTE qual é esse melhor. O importante é ficar imparcial para decidir e essa técnica faz isso! A princípio relutamos em aplicar a técnica em nossa vida por achar que por ser tão simples não teria como funcionar. Entretanto, quando ainda assim decidimos vencer o constrangimento, a preguiça e o medo e aplicamos a ferramenta maravilhas acontecem. Não precisa ACREDITAR no que digo, simplesmente EXPERIMENTE e veja você mesmo.

A técnica

1) Escreva uma carta p um amigo X (pode inventar qualquer nome) contando tudo sobre a situação que deseja resolver (na primeira posição perceptiva, na primeira pessoa "EU"), dizendo:
- O que pensa sobre o desafio que tem nas mãos com detalhes;
- suas dúvidas (faça perguntas, peça orientações e dicas);
- suas frustrações;
- desabafe.

2) Espere 24 horas

3) Agora leia e responda a carta como se você fosse o amigo X, você vai ler e irá escrever a resposta como se a situação não fosse sua (você está agora na segunda posição perceptiva), está de fora, fora da situação, então, como você aconselhará o amigo com esse problema (desafio)?

Essa técnica hiper simples faz maravilhas por você, uma vez que ela traz à tona a melhor solução que mora lá no seu inconsciente, você terá o que chamamos de insight!

A Técnica pode ser usada para lhe fornecer uma luz em qualquer situação, proporciona autoconhecimento e melhora de forma significativa sua autogestão. Aprender a lidar comigo mesma, foi uma das melhores coisas que fiz na minha vida... E vai ser pra você também.

Muita luz e paz para nós sempre!


Junia Bretas é graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); servidora do Ministério Público de MG; Advanced Trainer e Master Practioner em PNL; considerada um das melhores Palestrantes do Brasil pela Ourives TeD do Rio Grande do Sul; escritora do livro Liderança Estratégica (Ed. Leader SP). Para saber mais clique aqui

ACESSA.com - Ferramenta para tomar decis?es com efici?ncia e obter mais autoconhecimento