Saúde

Combata a gordura dos braços e fortaleça os músculos Apesar das mulheres não se preocuparem tanto com os braços,
os exercícios físicos para esta parte do corpo são importantes

Daniele Gruppi
Réporter
14/07/2008

Apesar dos braços não serem a grande preocupação das mulheres quando o assunto é corpo, os exercícios que trabalham a região são importantes para combater a flacidez e também para prevenção de problemas na coluna.

Escondidos apenas no inverno, os braços estão sempre à mostra. Entretanto, quando a mulher vai ficando mais velha sem ter feito atividades físicas, é comum elas deixarem de usar camisetas para não evidenciar a flacidez quando abanam o braço, naquele famoso tchauzinho.

Segundo a professora de ginástica Soraya Mitsue Okano Preste, as partes do corpo que mais aparecem as gorduras quando a mulher se descuida da alimentação são o braço, abdômen e quadril. No homem, é o abdômen.

Soraya afirma que para perder peso é preciso conciliar os exercícios aeróbicos com o localizado, além de uma alimentação balanceada. "Uma pessoa sedentária quando começa a fazer exercícios regulares, equilibrando a comida, percebe um resultado rápido nos primeiros meses. O metabolismo muda e perde-se peso com mais facilidade. Depois adequa-se o treinamento para um novo estímulo", explica.

A professora diz que existe um mito de que se a mulher malhar muito os braços, vai ficar musculosa e perderá a feminilidade. "Trata-se de uma questão cultural, cuja concepção deve ser alterada. Os exercícios são importantes para auxiliá-la nas atividades do dia-a-dia, trabalhar o corpo de maneira integral e para a postura. Evita-se os desvios de coluna, prevenindo contra dores".

Aprenda alguns exercícios com Soraya:

A professora de ginástica separou uma série de exercícios para ser realizada em casa. Para quem está começando a malhar, ela recomenda que os exercícios sejam feitos com pouco peso. À medida que os músculos forem se fortalecendo, aumenta-se o peso gradualmente.

Faça os exercícios três vezes por semana. Cada exercício deve ter três séries de dez repetições, com intervalo máximo de um minuto entre as séries.

  • Crucifixo reto: Trabalha a musculatura do peitoral. Deite no colchão, segure o halter e estenda os braços para cima, abra-os na altura dos ombros e volte para a posição inicial.

Menina fazendo exercício Menina fazendo exercício
  • Tríceps: Trabalha a musculatura do tríceps. Deite no colchão, segure o halter, estenda um dos braços para cima, flexione-os em direção a testa, mantendo os cotovelos na altura dos ombros e volte a posição inicial. Depois faça com o outro braço.

Menina fazendo exercício Menina fazendo exercício
  • Remada Unilateral: Fortalece a musculatura das costas. Apóie um braço em um banco, pernas semiflexionadas uma na frente e outra trás, segure o halter no outro braço, levante-o mantendo os cotovelos na altura dos ombros.

Menina fazendo exercício Menina fazendo exercício

  • Rosca Direta: Fortalece a musculatura do bíceps. Em pé, pernas semiflexionadas, braços ao lado do corpo, flexione e estenda os braços (sem ir ao máximo do movimento).
Menina fazendo exercício Menina fazendo exercício
  • Desenvolvimento: Trabalha musculatura do ombro. Em pé, pernas semiflexionadas, segure um halter em cada mão, com os braços flexionados na altura do ombro. Estenda os braços para cima e volte a posição inicial.

Menina fazendo exercício Menina fazendo exercício

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.