Tradi??o e F? Semana Santa promete aliar hist?ria e costumes do povo mineiro



Renata Cristina
Rep?rter
23/03/2007

Igreja cat?lica A Semana Santa em Minas ? um acontecimento ?nico. Em cada cidade, lugarejo ou vila ? poss?vel vivenciar momentos de cren?a, religiosidade, tradi??o e alegria do povo mineiro. Tapetes de flores, serragem, prociss?es, panos brancos nas janelas, apresenta?es de corais e bandas marcam a data.

Em poucos lugares do Brasil a tradi??o ? t?o seguida, como nas Minas Gerais. "Mesmo para quem n?o tem pr?tica religiosa, a Semana Santa nas cidades mineiras ? uma op??o bel?ssima", garante o agente de viagens Roberto Trevizani.

Embora cada lugar tenha suas festividades, a programa??o come?a com o Domingo de Ramos, uma semana antes do dia de P?scoa. Assim como manda a tradi??o, a chegada de Jesus a Jerusal?m, pouco tempo antes de sofrer a morte e ressurrei??o, ? celebrada com a prociss?o dos ramos. A rua principal das cidades ? usada como trajeto para se chegar a igreja matriz. Durante a caminhada, os fi?is carregam folhagens para relembrar o dia em que o povo cortou ramagens de palmeiras, cobrindo o ch?o por onde Jesus passava.

Cidade hist?rica Foto de uma cruz Ch?o com desenhos feitos de serragens

Na maioria das cidades hist?ricas, celebra-se, na quarta-feira, o Solene Of?cio das Trevas, apresentado em latim e ? luz de velas. J? na quinta, a cerim?nia de lava-p?s ganha destaque. Para os crist?os, a passagem b?blica em que Jesus lava os p?s dos disc?pulos representa uma atitude de humildade e ? representada publicamente, atrav?s de encena?es e da missa solene da Quinta-feira Santa.

A crucifica??o e morte de Jesus ? recordada na Sexta-feira da Paix?o, que tem como ponto m?ximo o descendimento da cruz. Em muitos lugares, como Ouro Preto, h? uma interpreta??o real do momento em que Jesus e dois ladr?es s?o retirados da cruz. A prociss?o do enterro revela um ato curioso, realizado por todos os moradores: bares e restaurantes s?o fechados quando a prociss?o do enterro passa pela regi?o.

Os tapetes com p?talas de flores, serragens e outros materiais s?o confeccionados pela popula??o no S?bado de Aleluia. Enquanto grupos de serestas animam as ruas, os grupos v?o "tecendo" imagens b?blicas para a festa da P?scoa.

A ressurrei??o de Cristo ? marcada por diversas encena?es em todo o pa?s e atraem milhares de turistas. Em S?o Jo?o Del Rei, a programa??o ? intensa e reserva para o p?blico a apresenta??o de orquestras, corais e bandas que percorrem o centro hist?rico.

S?o J?o Del Rei
Prociss?o em S?o Jo?o Del Rei A programa??o em S?o Jo?o Del Rei tem in?cio no dia 1?, com a ben??o de Ramos e prociss?o at? a Catedral Bas?lica de Nossa Senhora do Pilar, onde ser? celebrada Missa Solene com o Canto da Paix?o. Durante toda a semana, apresenta?es de coros e orquestras marcam as solenidades. A Orquestra Ribeiro Bastos, o Coro Gregoriano dos Coroinhas de Dom Bosco, a banda de M?sica Theodoro de Faria, entre outros grupos est?o com os espet?culos marcados.

No per?odo de quarta at? sexta-feira Santa, na hora do Descendimento da Cruz, as igrejas do centro hist?rico estar?o abertas ? visita??o. Nelas se montam "passos" e cenas da Paix?o e do Novo Testamento, bem como as imagens titulares das igrejas tamb?m estar?o expostas.

Tiradentes
Foto prociss?o Em Tiradentes, a prociss?o da pris?o de Jesus, saindo da matriz de Santo Ant?nio, ? um diferencial na cidade, pois acontece na Ter?a-feira Santa, data em que n?o h? muita movimenta??o em outras regi?es. A orquestra e Banda Ramalho estar?o na maioria das apresenta?es, executando pe?as dos compositores mineiros dos s?culos XVIII e XIX.

As par?quias de Nossa Senhora da Concei??o de Ant?nio Dias e de Nossa Senhora do Pilar alternam-se anualmente na realiza??o do evento. A Par?quia de Santa Efig?nia, criada recentemente, realiza tamb?m a Semana Santa.

Ouro Preto
Foto prociss?o A programa??o come?a no Domingo de Ramos, com uma prociss?o da Igreja de S?o Francisco de Assis at? a Matriz de Ant?nio Dias. Ao som das bandas Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores e a Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matozinhos acontece ainda no domingo a Prociss?o do Encontro.

A tradi??o remete o s?culo XVIII, com a prociss?o do Enterro, na Sexta-feira Santa, que ultrapassa a noite. Um tapete de flores e serragem - com mais de dois quil?metros - ? confeccionado nas ruas pela popula??o, ligando as matrizes de Ant?nio Dias e do Pilar. Nas janelas s?o estendidos panos brancos. O desfile de cores, cheiros e sons ? imperd?vel.