Segunda-feira, dia 22 de dezembro de 2008, ?s 17h35

Auto-escolas de JF registram aumento na procura por pacotes antes que as novas regras para forma??o de condutores entrem em vigor

Priscila Magalh?es
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

A resolu??o 285 do Conselho Nacional de Tr?nsito (Contran), que estende a carga hor?ria dos cursos pr?tico e te?rico para forma??o de condutores , entra em vigor no dia 1? de janeiro de 2009 e provocou uma corrida ?s auto-escolas de Juiz de Fora.

Segundo a recepcionista de uma auto-escola, Let?cia F?tima da Silva, o aumento na procura foi superior a 50% em dezembro, se comparado aos outros meses do ano. Entretanto, somente se matricular na auto-escola n?o ? o suficiente para se beneficiar da legisla??o atual. ? preciso fazer os exames m?dico e psicol?gico at? o dia 31 de dezembro.

O jornalista Fellipe Gomes, temendo o aumento no pre?o dos servi?os oferecidos pelas auto-escolas, correu para garantir a legisla??o atual. Ele realizou a avalia??o psicol?gica e m?dica nesta segunda-feira, 22 de dezembro. "Fiz pensando na carga hor?ria reduzida e no pre?o que ainda est? mais baixo", conta ele.

Entretanto, nem todos os interessados v?o conseguir vagas nas cl?nicas credenciadas pelo Departamento de Tr?nsito (Detran). "H? dificuldades para marcar os exames em algumas cl?nicas", diz Let?cia.

O s?cio de uma outra auto-escola, Neimar Moura, acredita que quem deixou para os ?ltimos dias do m?s de dezembro n?o vai encontrar vagas. "At? s?bado (20 de dezembro), est?vamos conseguindo marcar para o dia 30 e 31. A partir de agora deve ficar para janeiro."

A psic?loga e diretora de uma cl?nica, Ana Paula Miranda, confirma o aumento na procura pelos exames desde meados de outubro. Mais funcion?rios foram contratados para suprir a demanda. "Temos quatro salas e costum?vamos usar duas de manh? e duas ? tarde. Agora, estamos usando todas elas nos dois turnos", diz, completando que foi preciso estender o hor?rio de trabalho na pr?xima quarta-feira, dia 24. "N?o atend?amos nesse dia e, agora, vamos trabalhar at? 14 h em prol dos usu?rios."

Reajuste nos valores

Neimar Moura disse que o reajuste no pacote oferecido pelas auto-escolas ainda n?o foi definido. "? poss?vel que o aumento aconte?a, j? que a carga hor?ria vai aumentar." Entretanto, ele aguarda o reajuste nas taxas estaduais para, depois, definir como ser? na sua auto-escola. "Se for muito puxado, talvez nem aumentamos, sen?o vai ficar pesado para o candidato."

O mesmo acontece na auto-escola onde Let?cia trabalha. "Sempre tem aumento de taxa em janeiro. Ainda estamos esperando para definir o reajuste."

A respeito das avalia?es psicol?gica e m?dica, Ana Paula diz que desde o in?cio de 2007 n?o h? reajuste. "O certo ? que haja um aumento pequeno anualmente, mas esse ano n?o houve. Esperamos que em 2009 isso ocorra." Segundo ela, as cl?nicas de Minas Gerais est?o negociando com o Detran.

Segundo a assessoria de imprensa da Pol?cia Civil de Minas Gerais, ainda n?o se sabe de quanto ser? o reajuste das taxas estaduais referentes ? habilita??o para 2009. Nos pr?ximos dias, deve ser divulgada a Unidade Padr?o Fiscal do Estado, que define o aumento.

N?meros mostram aumento no n?mero de CNH expedidas para JF

Segundo a assessoria da Pol?cia Civil em Belo Horizonte, o n?mero de carteiras de habilita??o expedidas em Juiz de Fora vem aumentando. Em 2006 foram 6.411 habilita?es. Em 2007, o n?mero subiu para 6.726. Os n?meros de 2008 ainda n?o foram fechados. At? agosto desse ano, 4.301 habilita?es haviam sido expedidas.