Vinte toneladas de lixo eleitoral devem ser recolhidos até sábado

Por

Vinte toneladas de lixo eleitoral devem ser recolhidos at? s?bado

Vinte toneladas de lixo eleitoral devem ser recolhidos até o final da semana em JF

Até o momento, o Demlurb já retirou mais de sete toneladas de material das ruas. A limpeza completa da cidade deve ser encerrada após o segundo turno

Nathália Carvalho
Repórter
8/10/2012

Cerca de sete toneladas de lixo eleitoral já foram retiradas das ruas de Juiz de Fora desde o encerramento das eleições municipais, realizadas no último domingo, 7 de outubro. Segundo as informações do Departamento de Limpeza Urbana (Demlurb) da cidade, outras 20 toneladas ainda devem ser recolhidas até este sábado, 13. Seis caminhões caçamba, um coletor e 140 servidores compõem a operação conjunta montada pelo órgão para a realização dos trabalhos, que envolve os setores de capina e varrição.

De acordo com o responsável pelo setor de Limpeza Pública, Fábio Tavares, o início da limpeza aconteceu apenas na região central da cidade e nesta segunda-feira, 8, outros 22 bairros estão recebendo o trabalho de limpeza com reforços até quarta, 10. "A sujeira encontrada foi muito grande e bem maior do que o esperado. As pessoas não jogam os papéis apenas próximo aos locais de votação, o lixo pode ser visto em todo o bairro", explica. Devido a este fato, o trabalho total de limpeza deve ser concluído em duas semanas. "Vai demorar para minimizar esse aspecto de sujeira causado porque o estrago está por toda a parte", enfatiza.

Tavares também explicou que, mesmo com a proibição quanto à propaganda e descarte de lixo nas ruas, é complicado proibir a prática no dia das eleições. Outra informação é que, pelo fato de estar sujo, o material não pode ser reciclado e o destino é a Central de Tratamento de Resíduos, localizada em Dias Tavares. Já para o segundo turno, marcado para o próximo dia 28, a expectativa é que o número de material diminua, pelo fato de serem apenas dois candidatos na disputa pela prefeitura. A estimativa do órgão é de que não haja mais lixo eleitoral nas ruas da cidade até o final de outubro.

Denúncias e ocorrências durante as eleições

Durante a tarde de domingo, a Polícia Federal (PF) prendeu três pessoas em flagrante por fazerem boca de urna na cidade. Segundo o boletim de ocorrências, o primeiro autor a ser preso estava andando por três locais, na praça Artur Bernardes, na Igreja de Santa Cruz e São Geraldo, no Vale dos Bandeirantes. O homem, de 28 anos, era fiscal do PMDB e foi surpreendido ao realizar distribuição de panfletos de um candidato a vereador e de um candidato à prefeitura. Com ele, foram apreendidos cerca de 500 santinhos.

Já na avenida Getúlio Vargas, no Centro, um homem de 29 anos, fiscal do PSDB foi preso em flagrante no interior da Escola Normal. Ele foi surpreendido por um agente da PF enquanto usava um adesivo de fiscal e portando uma bandeira de um candidato do Partido Social Liberal (PSL). O material foi apreendido. Além disso, outro suspeito, de 42 anos, foi preso enquanto estava na rua Jorge Raymundo, no bairro Santa Cândida, por fazer boca de urna. Ele negou as acusações (ver mapas).

Durante a manhã, um candidato a vereador pelo PR de 42 anos foi detido por suspeita de boca de urna próximo a uma seção eleitoral do bairro Santa Cândida, porém, em depoimento à Justiça Eleitoral, ele negou às acusações e foi liberado. Segundo ele, o fato estaria atribuído às "facções políticas" adversárias.

Outra ocorrência foi registrada após uma denúncia feita por um secretário da 254ª seção eleitoral da 154ª zona eleitoral, na rua Sabino Francisco de Barros, no Vale dos Bandeirantes, quando a Polícia Militar (PM) prendeu um jovem de 18 anos e apreendeu dois adolescentes, de 16 e 17 anos. Segundo informações da PM, uma das vítimas, um jovem de 13 anos, entrou na zona eleitoral pedindo socorro e este estava sendo seguido pelos três autores. O secretário da seção, ao tentar intervir para evitar maior tumulto, levou um soco de um dos rapazes e ainda foi ameaçado de morte.

De acordo com os policiais, os autores que estavam segurando pedras, foram rastreados e localizados entre as ruas Antônio de Paula Mendes e Sargento Cunha. Os rapazes foram levados para as testemunhas e vítimas reconhecerem. Foi dada voz de prisão em flagrante para os três, que foram encaminhados para a 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil.

Em avaliação geral do dia de votação, o juiz eleitoral da cidade Mauro Pitelli, considerou ter havido grande tranquilidade nos trabalhos. "Apesar do grande número de eleitores, foi um dia calmo de votação na cidade, sem ocorrências de grande destaque. Com a ajuda de toda a equipe responsável pela apuração, das polícias, servidores, mesários, imprensa e até mesmo com a colaboração dos candidatos, fazemos uma boa avaliação das eleições", explica.

Atendimentos

Ainda durante o período de eleições, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas (TRE-MG) manteve um plantão do Disque-Eleitor para esclarecimento de dúvidas dos eleitores. Em todo o estado, foram contabilizadas, segundo o órgão, 3.392 chamadas referentes, principalmente, aos locais de votação.

Cidadania e acessibilidade

PSOL - Partido Socialismo e Liberdade 0 2

Quatro cidades mineiras seguem com futuro prefeito indefinido

Mais de um milhão de eleitores irã voltar às urnas no próximo dia 28 para decidir o futuro prefeito de suas cidades. Além de Juiz de Fora, os municípios mineiros de Contagem, Montes Claros e Uberaba terão segundo turno. De acordo com o Calendário Eleitoral, a propaganda eleitoral nas ruas tem autorização para início nesta segunda, 8, nas quatro cidades, a partir das 17h.

Em todo o estado, nesse primeiro turno, 12.562.386 eleitores votaram, o que corresponde a 83,64% do eleitorado, elegendo 853 prefeitos e 8.440 vereadores. Pela primeira vez, nenhuma urna de lona com votação manual foi utilizada no processo no estado e apenas 158 urnas eletrônicas, de um total de 44.740, foram substituídas. Essa também foi a eleição em que a totalização, no primeiro turno, terminou mais cedo na maioria das cidades, sendo que o último município a ter a contabilização geral foi Montezuma, às 23h18.