Circuito da Canastra Passeios hist?ricos-culturais, ecol?gicos, cient?ficos, religiosos e gastron?micos s?o algumas das op?es para os turistas



Renata Cristina
Rep?rter
14/05/2007
Paredao do Parque Serra
da Canastra

ACESSA.com multim?dia:
Veja as fotos da Canastra
Leia mais:

Aventura, belas paisagens e hospitalidade mineira podem ser a combina??o perfeita para quem pretende conhecer o Circuito da Canastra. O complexo, localizado no sudoeste de Minas Gerais, ? formado pelas cidades de Arax?, Sacramento, S?o Roque de Minas, Tapira, Perdizes, S?o Jo?o Batista do Gl?ria, Medeiros, Bambu? e Campos Altos.

Em cada vilarejo, o turista ? acolhido em pousadas rurais, casas, campings ou fazendas, que mostram as mais deslumbrantes e desconhecidas paisagens do Brasil.

O grande atrativo da regi?o ? o Parque Nacional da Serra da Canastra que, al?m das in?meras e bel?ssimas paisagens, fauna e flora, ? o ber?o do Rio S?o Francisco e sua primeira queda, a Casca D'Anta, uma cachoeira de 186 metros de altura.

De acordo com a Associa??o do Circuito da Canastra, s? em 2006, cerca de 30 mil visitantes se aventuraram pelas trilhas ecol?gicas, rios e montanhas do parque. O circuito tur?stico re?ne atra?es para todas as idades, atrav?s de roteiros esportivos, culturais, gastron?micos e at? religioso.

O parque nacional

Criado em 1972, o Parque Nacional da Serra da Canastra nasceu para proteger as nascentes do Rio S?o Francisco. A ?rea ? considerada importante do ponto de vista hidrogr?fico, j? que no chapad?o nasce tamb?m o Rio das Velhas ou Araguari, um dos principais formadores da Bacia do Paran?.

Nascente Rio S?o
Francisco Nascente Rio S?o
Francisco Nascente Rio S?o
Francisco

Em toda a regi?o, o relevo acidentado d? origem a enormes cachoeiras, com mais de 100 metros de altura. Os chapad?es de at? 1.500 metros s?o aproveitados pelos amantes de esportes radicais para escalada e v?os de asa delta. Nas alturas, os turistas contemplam a cadeia de montanhas e garantem fotos estonteantes.

Na parte alta, a fauna t?pica convive em harmonia com a vegeta??o rasteira. O lobo-guar? ? o personagem principal da mata, mas deixa espa?o de sobra para os trejeitos divertidos do tamandu?-bandeira, a agilidade da capivara e a beleza do veado campeiro.

Nas cidades de Vargem Bonita e S?o Roque de Minas, vizinhas do parque, os turistas podem encontrar a t?pica hospitalidade mineira. Nestes pequenos munic?pios, os moradores transformaram suas casas em aconchegantes hospedarias. O fog?o ? lenha, o cheiro de mato e o ar puro s?o alguns dos presentes dados aos turistas que est?o em busca de simplicidade.

Variedade de roteiros

Paredao da Serra da
Canastra Em uma ?rea de mais de 200 mil hectares, a variedade de roteiros representa um atrativo a mais para os turistas. Passeios hist?ricos-culturais, ecol?gicos, cient?ficos, religiosos e gastron?micos s?o algumas das sugest?es dadas pela Associa??o da Serra da Canastra.

"Um dos roteiros mais realizados ? o "Roteiro 100", que sai de Arax?, passa por Tapira e chega em Arraial de S?o Jo?o, uma das portarias do Parque Nacional da Serra da Canastra", revela Liliane Marques, integrante da Associa??o. Al?m de ser rico em belezas naturais, o roteiro oferece infra-estrutura para o turista, com pousadas, restaurantes e guias.

H? quem prefira conhecer a cultura de Minas, visitando os munic?pios de Arax?, Sacramento e Desemboque. Para este passeio h? guias especializados, que fazem a passagem pelo caminho dos tropeiros, Pal?cio das Artes at? chegar a interiorana Sacramento.

Os amantes do turismo rural podem conhecer as fazendas hist?ricas da regi?o. Passeios de charrete, pescaria e cavalgadas est?o dispon?veis em quase todos os locais abertos ? visita??o. A f?brica do queijo Canastra tamb?m ? ponto certo para quem pretende conhecer o sabor do queijo artesanal.