Quarta-feira, 23 de setembro 2008, atualizada ?s 17h

Semana Nacional de Doa??o de ?rg?os comemorada com aumento no n?mero de doa?es em JF, apesar do n?mero de transplantes ser baixo



Daniele Gruppi
Rep?rter

A Central de Notifica??o, Capta??o e Distribui??o de ?rg?os Regional Zona da Mata (CNCDO) do MG Transplante comemora a Semana Nacional de Doa??o de ?rg?os com o aumento no n?mero de doa?es em Juiz de Fora. At? o m?s de agosto deste ano, foram contabilizados 52 transplantes de c?rnea.

Em 2007, foram realizados 27. Segundo o coordenador da Central, Fred Whitaker, a meta ? conseguir fazer um transplante por semana. "O nosso foco ? aumentar, principalmente, o n?mero de doador de rim com morte cerebral. Neste ano, foram feitos apenas dois transplantes".

Whitaker afirma que a transfer?ncia da Central do Hospital Jo?o Penido para a Santa Casa, em junho, otimizou o procedimento. "Fica mais f?cil fazer uma busca ativa nos hospitais por doadores". Atualmente, cerca de 240 pessoas aguardam por uma c?rnea e 500 por um rim.

O coordenador declara que o n?mero de transplantes realizados ainda ? pequeno devido ? falta de notifica??o no MG Transplante. "Queremos fazer um pedido de parceria com os plantonistas de UTI para que eles comuniquem a morte de pacientes com potencial de doa??o em tempo h?bil".

Al?m da conscientizar os profissionais, o MG Transplante promove um mutir?o para oferecer informa?es ? popula??o neste s?bado, dia 27 de setembro, Dia Nacional do Doador. Haver? cartazes e distribui??o de folders no Cal?ad?o da rua Halfeld, em frente ao Cine-Theatro Central, das 10h ?s 12h e no Shopping Independ?ncia, a partir das 14h.