Sexta-feira, 10 de outubro de 2008, atualizada ?s 17h

JF j? registra mais de 400 casos de dengue. Secretaria de Sa?de promove o Mutir?o contra a Dengue para conscientizar popula??o sobre a doen?a



Daniele Gruppi
Rep?rter

Juiz de Fora j? registra 487 casos de dengue s? este ano. Os dados s?o da Secretaria de Sa?de, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental, que promove o Mutir?o contra a Dengue, com o objetivo de conscientizar popula??o sobre a doen?a.

Segundo a assessoria da Secretaria de Sa?de, a preocupa??o quanto a dengue se justifica pelo seu car?ter explosivo, pois o mosquito se multiplica rapidamente, espalhando a doen?a.

Em 2006, foram notificados em Juiz de Fora 16 casos de dengue, sendo oito importados. Em 2007, o n?mero subiu para 364, 315 casos locais e 49 importados. Este ano, o n?mero de casos j? ultrapassa os registrados em 2007, s?o 487, sendo 411 locais e 76 importados.

A?es para combater o mosquito

Na pr?xima segunda-feira, dia 13 de outubro, Mutir?o contra a Dengue ter? in?cio nos bairros J?quei I, II e III (ver mapas), e se estender? at? o dia 17 de outubro.

Durante a semana, os agentes comunit?rios de sa?de e de endemia v?o fazer a distribui??o de panfletos e tamb?m solicitar aos moradores o recolhimento de entulhos, dentre outros alvos do Aedes aegypti, mosquito da dengue.

No dia 20 de outubro, o Demlurb far? o recolhimento desses materiais. O Multir?o contra a Dengue tamb?m vai acontecer nos bairros S?o Judas Tadeu e Santa Cruz (ver mapas), entre os dias 27 e 31, sendo que a coleta dos materiais ser? no dia 03 de novembro.

Os pr?ximos locais do Mutir?o ser?o indicados pelo LIRA (?ndice de infesta??o do Aedes aegypti), que ? a ferramenta que a epidemiologia utiliza para direcionar a?es de preven??o de casos.

Outras a?es

Nesta sexta-feira, dia 10 de outubro, a Secretaria de Pol?tica Urbana (SPU) realizou inspe?es e limpeza de bocas-de-lobo nas ruas Gustavo Capanema e Alberto Deodato no bairro Cidade do Sol (ver mapas), al?m de desobstru??o e coloca??o de tampas em algumas caixas de esgoto, no Bairro Parque das Torres.

Nos trilhos e dormentes da linha f?rrea da empresa que controla ,opera e monitora a Malha Sudeste da Rede Ferrovi?ria Federal, ser? refor?ada a limpeza peri?dica. O n?mero de funcion?rios que se dedica ? fun??o vai aumentar de dez para 15.