Quarta-feira, 28 de janeiro de 2009, atualizada ?s 13 h

Representantes dos munic?pios atendidos pelo Centro Viva Vida se re?nem em Juiz de Fora


Patr?cia Rossini
Colabora??o*

Com o objetivo de conhecer e aprimorar a sa?de p?blica, prefeitos e secret?rios de sa?de de cidades da Zona da Mata Mineira e Vertentes, atendidas pelo Centro Viva Vida em Juiz de Fora, participaram de uma reuni?o de apresenta??o do projeto nesta quarta-feira, dia 28 de janeiro, no Audit?rio do Centro de Conviv?ncia da Sa?de, no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora.

O diretor geral do Hospital Universit?rio, Dimas Augusto Carvalho de Ara?jo (foto ao lado), explica que a reapresenta??o do projeto ? necess?ria para dar continuidade ao trabalho, j? que houve troca de muitos prefeitos e secret?rios, com as elei?es municipais em 2008. "Vamos mostrar nosso fluxo de trabalho, explicar como o centro funciona e o que ele oferece. Esse ? o dever de Juiz de Fora como cidade p?lo, que regula o acesso dos usu?rios do SUS da microrregi?o."

O encontro foi aprovado pela secret?ria de sa?de de Rochedo de Minas, Engracia Lu?za Barroso (foto ao lado). "N?s precisamos conhecer bem as metas para ajudar a aprimorar o fluxo de trabalho. Com isso, garantimos um atendimento de melhor qualidade e mais eficiente aos usu?rios do SUS", justifica. De acordo com a secret?ria, cerca de 500 moradores de Rochedo de Minas assistidos pelo Programa Sa?de da Fam?lia s?o pacientes do Centro Viva Vida.

Os prefeitos e os secret?rios tamb?m fizeram uma visita ao HU/CAS, unidade Dom Bosco, onde funciona o projeto estadual. Apesar do convite, o secret?rio de sa?de de Minas Gerais, Marcus Pestana, n?o compareceu ao evento.

Metas

Em 2009, o diretor pretende otimizar o atendimento aos pacientes para aumentar o n?mero de consultas. "Queremos suprir a demanda pelo servi?o e atingir a nossa meta principal, que ? reduzir a mortalidade infantil e materna com o atendimento ?s gestantes de alto risco", afirma.

Segundo Dimas, o repasse mensal do estado para o funcionamento dos servi?os de aten??o secund?ria do projeto ? de R$ 206 mil por m?s.

Centro Viva Vida

O Centro ? uma unidade de sa?de de refer?ncia secund?ria, para atendimentos de m?dia complexidade integrados ? aten??o prim?ria e terci?ria.

Um dos objetivos ? reduzir a mortalidade infantil e materna, atrav?s da aten??o ? sa?de da crian?a e dos servi?os de preven??o e tratamento ? sa?de sexual e reprodutiva de homens e mulheres.

Conhe?a alguns servi?os:

Sa?de sexual e reprodutiva:
  • Atendimento ?s gestantes de alto risco
  • Atendimento ?s v?timas de viol?ncia sexual
  • Preven??o e diagn?stico de c?ncer no c?lo do ?tero, c?ncer de mama, de pr?stata e do sistema urin?rio

  • Especializado para crian?as
  • Prematuras ou com baixo peso ao nascer
  • Desnutri??o grave
  • Asfixia ao nascer

  • O Viva Vida conta com uma equipe multidisciplinar, composta por M?dicos Ginecologistas/Mastologistas/Obstetras, Pediatras, Urologistas, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Assistentes Sociais, Nutricionistas e Psic?logos.

    * Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o Social da UFJF