Ter?a-feira, 03 de fevereiro de 2009, atualizada ?s 18 h

Salmonela em maionese ? a respons?vel pelo surto de intoxica??o em JF


Daniele Gruppi
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

A Secretaria de Sa?de da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora divulgou nesta ter?a-feira, 3 de fevereiro, o relat?rio sobre os casos de intoxica??o alimentar que ocorreram na cidade. Segundo o chefe do Departamento de Vigil?ncia Sanit?ria, Ivander Matos, ficou constatado surto por salmonela.

Sessenta e uma pessoas passaram mal ap?s consumirem maionese caseira servida em sandu?ches em um trailer na rua Evaristo Veiga, no bairro Benfica, no dia 10 de janeiro. Desse total, 28 ficaram hospitalizadas, sendo liberadas posteriormente.

O trailer que vendeu os sandu?ches n?o possu?a autoriza??o para funcionar e foi fechado ap?s os primeiros casos. O laudo ser? anexado ao processo administrativo e o dono do estabelecimento poder? ser advertido ou at? multado.

Matos afirma que a tend?ncia ? que o estabelecimento seja apenas advertido, uma vez que, como a pr?pria fam?lia foi v?tima, pressup?e-se que n?o houve inten??o de causar mal ?s pessoas. "O fechamento do trailer deixa de ser uma medida cautelar para ser definitiva com a chegada do laudo".

O chefe do Departamento de Vigil?ncia Sanit?ria alerta a popula??o para evitar o consumo de maionese caseira. Desde 2003, vigora uma resolu??o estadual que pro?be a comercializa??o de maionese caseira. Somente ? permitida aquela que ? industrializada e embalada em sach?s.