Quarta-feira, 9 de maio de 2018, atualizada às 15h39

Semana da Luta Antimanicomial mobiliza sociedade com ações entre os dias 16 e 18

Da redação

Entre os próximos dias 16 e 18, acontecerá a Semana da Luta Antimanicomial, com o tema “Da exclusão à dignidade”, em Juiz de Fora. O objetivo é mobilizar usuários, familiares, trabalhadores e a comunidade em prol da discussão e do combate ao preconceito. O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é comemorado em 18 de maio, como uma conquista das pessoas com transtornos mentais e problemas com álcool e outras drogas.

A semana terá programação extensa, iniciando no dia 16 com a mesa-redonda “O contexto da inserção social: família, trabalho e relações sociais”, no auditório do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, na Unidade Rio Branco, das 9h às 12h. As inscrições podem ser realizadas até dia 14, através do e-mail dsme@pjf.mg.gov.br.

Haverá também um torneio de futebol, com a participação dos usuários e técnicos dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Juiz de Fora e região, no dia 17, das 8h às 17h30, na Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O encerramento da Semana será no Parque Halfeld, no dia 18, das 8h às 17h, com o evento “Pirando na Praça”, com a apresentação da “Ópera de Rua: (Des) Caminhos da Loucura – Da Exclusão à Dignidade”, dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial. Além disso, contará com a participação dos “Médicos do Barulho”, com atividades recreativas, barraquinhas de alimentação e artesanato.