Segunda-feira, 23 de novembro de 2009, atualizada às 18h32

Juizforanos terão consultas gratuitas no Dia Nacional de Combate ao Câncer

Clecius Campos
Repórter

Os juizforanos poderão realizar consultas gratuitas de prevenção ao câncer no Dia Nacional de Combate à doença, na próxima sexta-feira, 27 de novembro. A iniciativa, que deve atender a pelo menos 140 pessoas, é direcionada ao diagnóstico precoce de três tipos de câncer: mama, pele e próstata. Os agendamentos estão abertos e podem ser realizados até o dia 26 de novembro pelo telefone (32) 2101-7272, das 8h às 18h.

De acordo com o diretor-presidente da clínica responsável pela ação, Milton Prudente, o público-alvo é a população carente incluída nos grupos de risco ou suspeita de ter a doença. "Os exames clínicos para a prevenção ao câncer de mama serão realizados em mulheres acima dos 35 anos. O exame de próstata é destinado a quem tem mais de 45 anos, ou mais de 40 anos com caso de câncer na família. O diagnóstico para câncer de pele será feito em pacientes que tiverem lesões suspeitas que não curam ou pintas que mudam de cor e tamanho, por exemplo."

Os atendimentos ocorrerão entre 9h e 17h. A clínica vai contar com a participação de um mastologista, um dermatologista e um oncologista clínico, além do apoio de enfermeiros, farmacêuticos e estagiários. "As avaliações que demandarem algum tipo de exame laboratorial também serão contempladas com a parceria que fizemos com dois laboratórios. As mamografias e os exames de sangue também serão gratuitos."

Segundo Prudente, 40% dos tumores malignos podem ser prevenidos. Se detectados em fase inicial, as chances de cura são de 90% a 95%. "No entanto, o diagnóstico não é fácil. Por isso, há a necessidade de exames clínicos e laboratoriais regularmente. O termo é prevenir."

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que ao longo de 2009, o Brasil terá acumulado 470 mil novos casos de câncer. A projeção é de crescimento de 115 mil casos de câncer de pele a cada ano. O câncer de próstata é responsável por 49 mil novos casos, assim como o de mama. Acredita-se que Minas Gerais terá 44 mil casos da doença este ano.

Ação no PAM Marechal

No PAM Marechal, 9º andar, sala 901, haverá panfletagem, exames físicos e palestras de orientação, das 8h às 17h. O objetivo da ação é, além de divulgar e esclarecer sobre a doença, arrecadar alimentos não perecíveis e fraldas descartáveis geriátricas que serão doados para instituições de apoio aos doentes como Casa Bethania, Casa Benjamim, Fundação Ricardo Moysés e Hospitais Oncológico e Ascomcer.

Também serão montados estandes dos hospitais Oncológico, Ascomcer e João Felício. Além disso, profissionais do Serviço de Controle e Tratamento do Tabagismo (Secoptt) vão orientar a população sobre os males do tabaco e suas consequências. O Hemocentro ministra palestra sobre a importância da doação de medula óssea.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes