Depend?ncia qu?mica
Onde procurar ajuda em Juiz de Fora

Ana Let?cia Sales
04/07/02

A depend?ncia qu?mica ? uma quest?o dif?cil de lutar. Tanto o dependente quanto seus familiares e amigos sofrem com o problema. Muitas vezes essa luta contra as drogas e o ?lcool vira uma verdadeira guerra e o dependente necessita de aux?lio e compreens?o. Na hora de procurar ajuda ? preciso saber escolher o lugar adequado que atenda ?s necessidades de que a pessoa e seus familiares precisam.

Em Juiz de Fora existem boas op?es de locais que ajudam na recupera??o das pessoas que t?m problemas com ?lcool ou drogas. A fam?lia tamb?m pode encontrar esse apoio em diversos centros. S?o lugares, geralmente gratuitos, que mostram ao dependente a melhor forma para se livrar das drogas.

Onde procurar ajuda em Juiz de Fora


Em Juiz de Fora existem centros de recupera??o para dependentes, tanto de ?lcool quanto de narc?ticos, em v?rios pontos da cidade. A maioria realiza reuni?es de grupos onde as pessoas dividem suas experi?ncias e encontram formas de tratamento.



Confira os locais de tratamento para quem deseja se livrar do ?lcool e das drogas:

    Alc?olicos An?nimos:
Os Alco?licos An?nimos (A.A.) s?o uma irmandade sem fins lucrativos, auto-suficiente e de auto-ajuda. O A.A. n?o est? ligado a nenhuma seita ou religi?o. A irmandade tem o objetivo de servir como uma fonte de experi?ncia pessoal com o alcoolismo e tamb?m, como uma alternativa de apoio cont?nuo para a recupera??o de alco?licos, auxiliando-os a parar de beber e levando-os a uma vida produtiva e sadia.

O ?nico requisito para tornar-se membro de A.A. ? o desejo de parar de beber. N?o h? necessidade de pagar taxas ou mensalidades. Os membros compartilham suas experi?ncias na recupera??o do alcoolismo atrav?s de depoimentos em reuni?es de grupos, realizadas em v?rios bairros de Juiz de Fora.

Qualquer pessoa pode assistir ?s reuni?es abertas de A.A, quando s?o realizadas palestras proferidas por oradores, que compartilham experi?ncias de sua doen?a e de sua recupera??o. Algumas s?o de informa??o ao p?blico (especialmente n?o-alc?olico), quando s?o convidados profissionais que lidam com o alcoolismo. As reuni?es fechadas s?o exclusivas para os membros da irmandade. O A.A. mant?m total anonimato de seus membros.

Em Juiz de Fora a sede do A.A. funciona na rua S?o Sebasti?o, 733 - Conj. 301 - 3? andar. O telefone para contatos ? 3215-8503. Neste n?mero a pessoa pode ser encaminhada para um dos diversos grupos que existem nos bairros da cidade. Na internet o site do A.A. ? o www.alcoolicosanonimos.org.br.

    AL-ANON:
O objetivo ? ajudar a parentes e amigos de alco?licos. O ?nico requisito para participar ? ser algu?m que foi afetado pela maneira de beber de um familiar ou amigo. N?o ? uma organiza??o religiosa nem de assist?ncia social. Assim como o A.A. o anonimato dos membros ? respeitado. ? um programa de auto-ajuda baseado nos 12 passos de Alco?licos An?nimos (A.A.). Em Juiz de Fora a respons?vel em organizar as reuni?es do AL-ANON ? Martha da Silva Carvalho. O telefone de contato ? o 3211-8571 ou 9961-9128. Existem v?rios locais de reuni?o. Um desses encontros acontece toda ter?a-feira, ?s 18h30, no sal?o da catequese da Igreja da Gl?ria (Av. dos Andradas, 855). O telefone da igreja ? 3215-1831.

    ALATEEN:
O ALATEEN ? uma associa??o de parentes e amigos de alco?licos, jovens com idade entre 9 a 20 anos. ? um programa com o ?nico prop?sito de prestar ajuda a esses familiares. N?o ? ligado a nenhuma religi?o e compat?vel com todas elas. ? um programa de recupera??o que protege a identidade de seus membros (anonimato). A respons?vel por organizar os grupos ? Sandra. O telefone de contato ? o: 3215-3945. Entre as v?rias reuni?es da cidade h? um encontro, todas as segundas-feiras, ?s 17h30, no sal?o da catequese da Igreja da Gl?ria (Av. dos Andradas, 855). O telefone da igreja ? 3215-1831.

    Narc?ticos An?nimos:
Narc?ticos An?nimos (NA) ? uma associa??o comunit?ria de dependentes de drogas em recupera??o. ? uma irmandade de homens e mulheres, sem fins lucrativos, para quem as drogas se tornaram um problema maior. No NA os dependentes em recupera??o se re?nem para ajudar uns aos outros a se manterem limpos. A afilia??o ? Narc?ticos An?nimos ? aberta a qualquer pessoa, independente do tipo ou combina??o de drogas usadas, al?m de ser inteiramente volunt?ria. Como os demais, este programa mant?m o anonimato de seus integrantes. O programa??o de recupera??o tamb?m ? baseado nos 12 passos dos Alc?olicos An?nimos.

Em Juiz de Fora o telefone de contato dos Narc?ticos An?nimos ? o 3217-1377. As reuni?es acontecem em dois locais. O grupo Caminho Verdade se re?ne na Igreja Sagrado Cora??o (R. Dr. Alberto Vieira Lima, 50), todas as segundas e quartas-feiras, de 19h ?s 21h. J? o grupo Liberta??o faz suas reuni?es na sala anexa ? Igreja do Bom Pastor (Pra?a Dr. Jo?o Tostes, s/n), ?s ter?as, quintas, sextas, s?bados e domingos, de 19h ?s 21h. Aos domingos essas reuni?es s?o abertas a toda a comunidade.

    NARANON:
Grupo de auto-ajuda para familiares e companheiros de dependentes qu?micos. S?o quatro grupos em Juiz de Fora. ?s segundas-feiras na Igreja Metodista (R. Marechal Deodoro, 700), ?s 19h. ?s quartas-feiras os encontros s?o na Igreja S?o Mateus (R S?o Mateus, 629), ?s 20h. J? ?s quintas-feiras h? um grupo na Igreja da Gl?ria (Av. dos Andradas, 855), ?s 19h. Sextas acontece uma reuni?o na Igreja do Linhares (R. ?ngelo Biggi, 1065), ?s 19h. E aos s?bados ? realizada uma terapia de relacionamentos alternativos (namorados e companheiros) na Igreja do Ros?rio (R Santos Dumont, 215), ?s 19h.

    NARATEEN:
Grupo que oferece ajuda para crian?as e adolescentes que s?o filhos ou familiares de dependentes de subst?ncias qu?micas. Em Juiz de Fora uma das reuni?es acontece na Igreja da Gl?ria (Av. dos Andradas, 855), todas as quintas-feiras, ?s 19h.

    Centro Metodista de Assist?ncia aos Toxic?manos:
O centro tem como objetivo acolher usu?rios de drogas do sexo masculino (a partir de 16 anos)e recuper?-los, pelo processo da psicoterapia e terapia ocupacional. Quem procura ajuda do centro Metodista ser? encaminhado para uma avalia??o com um psic?logo, um psiquiatra e um cl?nico geral. Dependendo do resultado o dependente ser? encaminhado para o Centro Vivencial, que fica no Recanto dos Lagos e, em breve, ser? transferida para o bairro S?o Geraldo. ? uma entidade sem fins lucrativos ligada ? Igreja Metodista (R. Marechal Deodoro, 700). Sua equipe de trabalho ? composta por m?dicos, psic?logos, enfermeiros e funcion?rios administrativos. O endere?o fica na rua Marechal Deodoro, 710. Centro Vivencial funciona 24 horas por dia. J? o atendimento ao p?blico acontece ?s ter?as e sextas, de 9h30 ?s 12h30. O telefone ? 3215-7552 .