Segunda-feira, 18 de janeiro de 2010, atualizada às 19h45

Galões de água passam a ter prazo de validade

Aline Furtado
Repórter

Galões, garrafões e outras embalagens plásticas retornáveis utilizadas para acondicionamento de água mineral e água potável passaram a ter data de validade obrigatória, de três anos, conforme portaria número 358 do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). A medida, que se refere a galões de dez e 20 litros, foi estabelecida devido ao risco de contaminação da água, pelo tempo de uso dos vasilhames plásticos.

Segundo a coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste), Inês Doulci, o consumidor deve ficar atento à verificação da data impressa no rótulo ou no próprio galão. Se o recipiente não possui o rótulo com a identificação da data de validade, é possível verificar a data impressa no fundo ou na área próxima ao bico.

Segundo o proprietário de uma distribuidora de água, Daniel Carvalho, sua loja registrou perda de 95% dos galões que haviam sido adquiridos anos atrás. "Nosso prejuízo é ainda maior porque, além da troca dos nossos vasilhames, acabamos trocando os galões de nossos clientes também." De acordo com Carvalho, lojas menores que comercializavam água acabaram encerrando este tipo de atividade devido ao gasto com a reposição dos vasilhames. "Existem algumas envasadoras que estão efetuando a troca de sete galões velhos por um novo, mas nem assim o custo é reduzido."

Os vasilhames fabricados no ano de 2005 serão aceitos até o dia 30 de janeiro de 2010. Já os fabricados em 2006 deverão ser descartados até o dia 30 de abril de 2010. Aqueles que apresentarem data entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2007 serão aceitos até o dia 30 de junho de 2010.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes