Fernando Agra Fernando Agra * 15/12/2012

O consumismo descontrolado!

natalO prazer gerado pela compra gera fatores dúbios. Se por um lado, esse sentimento faz com que as pessoas atendam seus desejos e necessidades, aqueçam a economia, geram emprego, renda e contribuam para o PIB crescer; por outro lado, pode gera uma questão preocupante: o excesso de consumo. Caro leitor: qual sentimento você tem obtido ultimamente ao realizar suas compras?

Quem está na primeira situação supracitada consegue realmente desfrutar dos bens e serviços adquiridos. Entretanto, as pessoas que compram coisas desnecessárias e com isso contraem também dívidas desnecessárias, têm uma prazer efêmero, que logo se esvai, quando a "dor de cabeça" das dívidas começa a assolar a sua porta. A facilidade de crédito sem a educação financeira tem contribuído para essa última situação.

Com o Natal que se aproxima e junto com a ansiedade pelo pagamento da segunda parcela do 13ª salário, os consumidores descontrolados tendem aumentar as compras em excesso e o gasto impensado, pois infelizmente o que se gasta "agora" sem planejamento será refletido em inadimplência no ano seguinte. Essas pessoas imediatistas se esquecem das contas inevitáveis do começo do ano como: matrícula e material escolar, IPTU, IPVA, entre outros. Tudo isso compromete uma boa parte da renda fixa da família, sem contar com os gastos que já fazem parte da rotina mensal como: alimentação, água, luz, telefone, transporte, etc.

É sempre recomendável a cautela quando se trata de consumo, principalmente no fim de ano, em que as promoções estão em alta e "gritando" excessivamente nas lojas. Os consumidores são atraídos pelo crédito facilitado e taxas de juros aparentemente menores. Ilusão! Muitas dessas dívidas feitas pelo excesso de consumo geram um problema econômico tendo em vista o ápice da inadimplência, pois pode gerar um desaquecimento econômico no mercado futuramente.

Na verdade, nada melhor que a consciência e planejamento. O melhor recurso para não se endividar é planejar seja a época do ano que for. Planeje! Conter os impulsos e controlar as emoções podem ajudar a manter as contas em dia e propiciar realmente prazer ao consumir. Feliz 2013.

* Colaboraram: Lidianne Pereira Luz, Fernanda Evarista da Silva, Antônio Marcos Meireles da Costa, Willian Pereira Correa e Gabriel Christovão Miranda Moratori, alunos dos Cursos de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá, Campus de Juiz de Fora – MG.


Fernando Antônio Agra Santos é Economista pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e professor universitário das faculdades Vianna Júnior, Estácio de Sá, Universo e da Fundação Educacional Machado Sobrinho, todas a instituições em Juiz de Fora - MG. O autor ministra palestras, para empresas, na área de Educação Financeira. Saiba mais cliente aqui.

ACESSA.com - O consumismo descontrolado!