Cereal sagrado vira uma deliciosa e nutritiva salada

Por

Cereal "sagrado" vira uma deliciosa e nutritiva salada Quinua real ? um cereal rec?m-chegado ao mercado
aliment?cio e que rende uma receita deliciosa

Marinella Souza
Colabora??o*
25/07/2008

Chegou visita em casa e voc? n?o sabe o que servir? V? ao supermercado ou loja de produtos naturais mais pr?ximo e procure por quinua real. Trata-se de um cereal de gr?o arredondado e cor amarelada com alto valor nutritivo que rende uma salada diferente, colorida e nutritiva.

Esse cereal era chamado pelos incas de "grano madre" ou "grano de ouro", considerado por eles como um cereal sagrado, ao ponto de ser venerado como s?mbolo religioso.

Cultivado no altiplano boliviano, o quinua real j? est? despertando o interesse de produtores brasileiros devido ao seu alto valor nutritivo.

Segundo a nutricionista Tha?s Coutinho, o cereal possui elevada reserva energ?tica e, apesar de ter alta taxa prot?ica, n?o cont?m gl?ten.

"Essa prot?ina, ? a mesma encontrada no trigo, que causa alergia em muitas pessoas, impedindo que elas ingiram p?es, massas e biscoitos", explica.

Tha?s acrescenta que o quinua real apresenta grande quantidade de amino?cidos, subst?ncia fundamental para que o organismo humano funcione adequadamente. Al?m de ser uma iguaria saud?vel, ? tamb?m muito ecl?tico. Al?m de ser usado em saladas, existem receitas de sopas e doces com o cereal.

"E mesmo em salada, ? poss?vel usar ingredientes diferentes. Al?m de tomate, cebola, cenoura e piment?o, pode usar tamb?m azeitona, queijo minas, salsa, cebolinha. Nessa forma de salada, ? ideal para ser servido junto com uma carne, o que vai tornar a alimenta??o bem balanceada".

O quinua real ainda ? um produto caro, mas vale a pena ser utilizado para criar uma receita diferente e dar um charme extra ao card?pio. Al?m de servir uma salada f?cil, saud?vel e gostosa, voc? pode incrementar o menu com um toque de cultura, explicando aos seus convidados o lado sagrado do cereal com o qual est?o se alimentando.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o da UFJF


Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.