Terça-feira, 3 de agosto de 2010, atualizada às 16h

Mês de agosto é dedicado aos 156 anos da Santa Casa de Misericórdia

Aline Furtado
Repórter

Na próxima sexta-feira, 6 de agosto, a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora completa 156 anos de fundação. Para lembrar a data, será oferecida uma programação variada, destinada à comunidade da cidade e da região.

Os eventos, Semana Mundial do Aleitamento Materno, missa solene, oficina e exposição de artesanato, torneio de futebol, entre outros, serão realizados ao longo de todo o mês de agosto.

De acordo com o presidente da instituição, Renato Loures, o momento é de comemoração. "A instituição foi criada voltada para o ideal de misericórdia. Hoje, trabalhamos buscando a excelência em nossos serviços, seja no que diz respeito aos usuários do SUS [Sistema Único de Saúde] ou do plano de saúde da Santa Casa."

O médico lembra ainda que a intenção é trabalhar em prol de um hospital voltado para a humanização. "Nossa infraestrutura visa oferecer o melhor aos nossos pacientes. Assim como já contamos com o selo de Hospital Amigo da Criança, buscamos conquistar mais selos referentes à responsabilidade social, o que demonstra a preocupação com a humanização."

Desde 1854

Fundada em seis de agosto de 1854, pelo Barão de Bertioga e sua esposa, a Baronesa Maria José Miquelina da Silva, a instituição é a terceira mais antiga da cidade, depois da Vila de Santo Antônio do Paraibuna, de 1850, e da Câmara Municipal, de 1853.

Atualmente, a Santa Casa conta com 508 leitos, aproximadamente 1,5 mil colaboradores e mais de 600 médicos. Somente no ano de 2009, foram realizadas 13 mil cirurgias, 34 transplantes e 75 mil consultas, além de mais de três mil partos.
Programação
  • De 2 a 6/8 – Semana Mundial de Aleitamento Materno - Tema: Hospital Amigo da Criança - Dez passos que valem uma vida.
  • 4/8 - das 15h às 17h - Oficina de artesanato para as mães internadas, com participação do Serviço de Psicologia.
  • 5/8 - das 15 às 17h - Distribuição de rosas ao som de violino e entrega de mensagens às mães internadas. Participação do Serviço Social.
  • 6/8 - às 9h - Entrega de presentes às mães internadas / às 12h - Missa Solene, celebrada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, na Capela Senhor dos Passos. Em seguida, apresentação musical feita pela banda do Exército, no adro da capela / Almoço: cardápio diferenciado no refeitório do hospital.
  • Dias 5 e 6/8 - das 9 às 16h - Aferição de pressão arterial para a comunidade e orientações sobre hipertensão arterial. Trabalho dos alunos da Escola de Enfermagem da Santa Casa - ao lado da Capela Senhor dos Passos.
  • De 15 a 22/8 - VII Torneio Interno de Fubetol Society, no Centro de Treinamento Zico.
  • De 17 a 20/8 - Santa Casa, arte na praça – Exposição de artesanato e trabalhos manuais confeccionados por colaboradores do hospital.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken