HU

Por

Quarta-feira, dia 21 de novembro de 2007, atualizada ?s 09h32

Hospital Universit?rio faz alerta para preven??o de diabetes. Em Juiz de Fora mais de tr?s mil pessoas dependem da insulina


Renata Solano
*Colabora??o

Dados divulgados pela International Diabetes Federation (IDF) mostram que 440 mil crian?as com menos de 14 anos, em todo o mundo, t?m diabetes tipo 1 e, a cada ano, mais de 70 mil crian?as desenvolvem a doen?a. A estimativa no pa?s, segundo dados da assessoria da Ger?ncia Regional de Sa?de (GRS) ? de que 11% da popula??o acima de 40 anos tenha a doen?a. Em Juiz de Fora, 3106 pessoas dependem da insulina.

No pr?ximo s?bado, dia 24 de novembro, acontece o Mutir?o de Sa?de com a finalidade de prevenir e conscientizar a popula??o sobre o dist?rbio.

O evento ser? realizado entre 9h e 15h e ? organizado pelo Hospital Universit?rio (HU) e pela Liga Acad?mica de Endocrinologia, ambos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa ? coordenada pela professora M?nica Barros Costa que espera, atrav?s do evento, ter subs?dios para um levantamento estat?stico de maior precis?o sobre os novos casos de diabetes.

O Mutir?o de Sa?de vai ser realizado na sede da Associa??o M?dica de Juiz de Fora, ? Sociedade de Medicina e Cirurgia e ? gratuito para qualquer pessoa da comunidade.

Na ocasi?o, v?o ser oferecidos para a popula??o exames gratuitos, tanto de taxa de glicose, quanto exames de sangue tradicionais para conferir as dosagens de triglicerides, colesterol total (tanto LDL quanto LDH) e creatinina. Para esse exame tradicional, que exige jejum, o interessado deve marcar para uma data posterior ao dia do mutir?o no pr?prio HU.

Para os pacientes diab?ticos, vai ser oferecida uma avalia??o clinica individual, bem como o fornecimento de uma dosagem de glicose. A iniciativa faz parte das comemora?es e alertas relacionados ao dia Mundial do Diabetes que aconteceu na ?ltima quarta-feira, dia 14 de novembro. ? a primeira vez que a Organiza??o das Na?es Unidas (ONU) reconhece a data, que este ano traz o tema Diabetes em Crian?as e Adolescentes.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF