Quinta-feira, 2 de junho de 2011, atualizada às 19h30

Brinquedoteca do HPS convoca pessoas para serviço voluntário

Da Redação
Brinquedoteca

O Programa Brinquedoteca Móvel, desenvolvido pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), no Hospital Municipal Mozart Geraldo Teixeira (HPS), busca pessoas interessadas em realizar trabalhos voluntários com as crianças internadas na unidade de saúde.

Desde janeiro deste ano, o serviço, que visa a fazer com que crianças de zero a 11 anos aceitem melhor a condição de internação, vem sendo oferecido.

Atualmente, a Brinquedoteca Móvel do HPS conta com apenas duas voluntárias, que se revezam duas vezes por semana para realizar as visitas. Qualquer pessoa pode participar, basta ter disponibilidade no período da tarde. As visitas acontecem às terças e às quintas-feiras, por volta das 16h. Os interessados em participar como voluntários do projeto devem entrar em contato pelo telefone (32) 3690-7145.

O programa

A Brinquedoteca Móvel do HPS é uma das três modalidades do Programa Brinquedoteca do Servas. Neste caso, a ideia é contribuir com o trabalho desenvolvido em hospitais públicos e filantrópicos que atendam crianças e adolescentes. Com projeto arquitetônico especial, a Brinquedoteca Móvel é composta por dois módulos articulados e sobrepostos, divididos em compartimentos com 96 itens, como brinquedos, livros, lápis, jogos e DVDs. O módulo é equipado também com TV, DVD e MP4. Projetado com as dimensões de 0,60m de profundidade por 1,40m de altura, com rodízio e material leve, permite deslocamento entre ambientes.

Prevendo a conscientização ambiental, são quatro modelos ilustrados com animais da fauna brasileira: onça, tartaruga, lobo-guará e mico-leão. Os brinquedos foram escolhidos cuidadosamente, seguindo a orientação de pedagogos e terapeutas. A modalidade oferece também bandejas, para que a criança no leito possa ter apoio para brincar, facilitando a interação entre eles.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken