Quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012, atualizada às 18h08

Instituições disponibilizam 500 mamografias gratuitas em comemoração ao mês da mulher

Da Redação
Mamografia

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Centro Viva Vida estão cadastrando 500 mulheres, com idades entre 50 e 69 anos, para realização gratuita de exame de mamografia durante todo o mês de março.

A iniciativa, além de marcar a data, tem o objetivo de estimular a adoção de práticas preventivas entre as trabalhadoras e seus familiares. A campanha é aberta, em especial, às mulheres que atuam no HU, na UFJF, na Fundação HU, na Unidade de Pronto Atendimento do bairro São Pedro, na Policlínica de Benfica e também às esposas, companheiras ou outras mulheres da família dos funcionários em geral, desde que façam parte da faixa etária.

Para se cadastrar, as interessadas podem procurar, a recepção do Centro Viva Vida, na Unidade Dom Bosco, a partir das 7h. Já as funcionárias devem observar as orientações nas respectivas unidades onde trabalham. As mulheres serão contactadas pelo Centro Viva Vida para agendamento da data do exame. Para realizar o exame, é necessário apresentar o cartão SUS, cópia da carteira de identidade e comprovante de residência.

A doença

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente da doença no mundo, ficando atrás, apenas, do câncer de pulmão, e deverá ter aproximadamente 52,7 mil novos casos no país este ano, de acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Como forma de prevenção, a mamografia deve ser feita a cada dois anos por mulheres com mais de 50 anos de idade.

ACESSA.com - Institui?es disponibilizam 500 mamografias gratuitas