Quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013, atualizada às 13h40

Juiz de Fora passa a contar com Termo de Compromisso de Controle da Dengue


Da Redação
Mosquito da Dengue

A partir desta quarta-feira, 6 de fevereiro, o município de Juiz de Fora passa a contar com o Termo de Compromisso de Controle da Dengue. A Lei nº 12.760, baseada no projeto de autoria do vereador Francisco de Assis Evangelista (PP), tem como objetivo combater os focos da dengue em obras da região.

O documento, que deverá ser preenchido e assinado pelo proprietário da obra ou por um representante legal, será um dos pré requisitos para o início de qualquer edificação no município e, caso haja descumprimento, os projetos serão interditados imediatamente, sendo que a liberação só acontecerá após a erradicação dos focos de dengue.

O texto também define que os procedimentos e ações decorrentes da aplicação da lei, serão feitos pelo setor de fiscalização da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) e da Secretaria de Saúde (SS), através da vigilância sanitária.

JF tem 34 casos confirmados de dengue em 2013

Pelo menos 34 casos de dengue já foram confirmados em Juiz de Fora até a última terça-feira, 5 de fevereiro. De acordo com o boletim divulgado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) da Secretaria de Saúde, desde o início do mês foram registrados 50 casos suspeitos da doença. Desse número, oito foram descartadas e outros oito ainda aguardam resultado dos exames. Já entre as 34 confirmações, 26 casos foram contraídos no município e oito importados de outras regiões.

Como reforço para o Força Saúde Contra a Dengue, 50 agentes de combate a endemias, contratados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG), estão sendo treinados, desde a segunda-feira, 4. Com isso, até o dia 18 de fevereiro, o município terá um contingente de 173 agentes em campo.

Outros 50 agentes estão sendo convocados pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH), segundo ordem de classificação no último concurso público, para contrato, atendendo à necessidade temporária de excepcional interesse público, por 150 dias. Até o final do mês, depois do treinamento deste novo grupo, serão 223 agentes atuando em campo em todo o município.

O último Índice de Infestação Rápida do Aedes aegypti (Liraa) de 2013 foi 7,56%, considerado como situação de alerta, segundo o Ministério da Saúde. A assessoria da SS destaca que a atenção deve ser redobrada durante o período do Carnaval. A orientação é que, se for viajar, o cidadão deve verificar se não há possíveis depósitos para água acumulada nos quintais e dentro das residências.

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - JF passa a contar com Termo de Compromisso de Controle da Dengue