Terça-feira, 7 de maio de 2013, atualizada às 17h55

Vacinação contra a gripe termina na sexta. Em JF, mais de 70% do grupo prioritário recebeu a dose

Da redação
vacinaçao

Gestantes, idosos acima de 60 anos, mães até 45 dias após o parto, indígenas, crianças de seis meses a 1 ano 11 meses e 29 dias, profissionais de saúde, doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade que ainda não se vacinaram contra a gripe tem até esta sexta-feira, 10 de maio, para procurar um posto de saúde.

Em Juiz de Fora, 70.642 pessoas já foram imunizadas, o que representa 71,49% do total de 98.811 integrantes do grupo prioritário. Dessas, 6.782 crianças, cerca de 61,19%, já receberam a dose. As mães que deram a luz representam 88,09% de um total de 806. No grupo das gestantes, 2.930 já foram imunizadas, ou seja, 59,7%. Dos trabalhadores da saúde, 73,13%, cerca de 8.623. Os idosos já atingem 72,15%, sendo 51.596 vacinados. Esses dados são referente a segunda-feira, dia 6, e foram  disponibilizados pela Secretaria de Saúde (SS) de Juiz de Fora. A recomendação do Ministério da Saúde é que os estados e municípios que não atingiram a meta devem reforçar as ações para garantir a cobertura mínima de 80% a todos os grupos.

Brasil

Até o momento, 26,3 milhões de pessoas do grupo prioritário receberam a dose da vacina, representando 84% da meta estabelecida, que é de  31,3 milhões de pessoas. Fora isso, cinco milhões ainda não se vacinaram.

De acordo com dados fornecidos pelas secretarias municipais e estaduais de Saúde, a Região Sul é que mais se destacou na campanha, até agora quatro milhões de pessoas já foram imunizadas, cerca de 83,6% do público alvo. Doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade, não estão inseridas nesta contagem. A região Sudeste vem em seguida com 9,4 milhões de pessoas, 67,6% do total. A região Norte, já vacinou 1,6 milhão de pessoas, contabilizando 67,5%. No Centro-Oeste já estão imunes 1,4 milhão ou 66,9%. E na região Nordeste, cerca de 65,8%  o que representa, mais de 5,6 milhões de pessoas  vacinadas.

A escolha dos grupos prioritários segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que prioriza os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. Além da vacina, outras medidas simples de higiene pessoal são fundamentais para evitar a contaminação por gripe, como a higienização das mãos com água e sabão  durante ações como tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz. Outra recomendação é evitar sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença, evitar aglomerações e ambientes fechados. Uma medida importante é permitir que as moradias sejam arejadas e recebam a luz solar para eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias.

ACESSA.com - Vacina??o contra a gripe termina na sexta