Sob a influência das cores

Por


Sob a influ?ncia das cores
Para cada ambiente a energia de um tom

Ludmila Gusman
03/05/02

Linhas de estudo como a cromoterapia, o Feng-Shui (filosofia chinesa) acreditam que luzes ou mesmo o uso de determinadas cores podem afetar a disposi??o e os sentimentos. Algumas delas (dizem) s?o capazes at? de provocar estado de melancolia ou depress?o, outras relaxam, distraem ou energizam.

Se voc? quer levantar o astral de sua casa com base nesses princ?pios, o primeiro passo ? conhecer melhor os tons.

As cores s?o classificadas, basicamente, como quentes - vermelha, laranja, amarelo - e frias - cor violeta, azul, verde. As primeiras diminuem o espa?o visual, enquanto as cores frias aumentam. Por isso, ? bom lembrar que os tons mais suaves servem para as paredes, enquanto os fortes s?o mais indicados para objetos. Abaixo voc? encontra algumas sugest?es. Confira!

Tons past?is


Nesse apartamento o decorador optou por uma cor mais forte na parede, em tom salm?o. Mas observe que os m?veis e os objetos de decora??o s?o todos mais claros em tons de bege, o que torna o ambiente aconchegante. Nesse caso, a cor escolhida para o teto acompanhou os m?veis, permitindo que a tonalidade da parede suavizasse o ambiente.


Cores nos detalhes

O decorador optou pelo vermelho e verde para causar impacto logo na entrada da sala. A combina??o das cores depende muito do gosto de cada um. A parede branca ? ideal para decora?es desse estilo. Nesse caso, ? aconselh?vel que voc? pe?a a opini?o de um especialista para n?o carregar o ambiente.


Figuras geom?tricas


A combina??o das cores amarelo, azul, vermelho e branco n?o foi por acaso. A inten??o era criar um local mais alegre para quebrar a hegemonia do branco. O ?nico inconveniente ? que, passado um per?odo, a decora??o pode se tornar cansativa. A? ? hora de repensar nas mudan?as. Para quem gostar de estar sempre inovando, essa ? uma ?tima dica.


Estilo Antigo
A inten??o neste quarto de casal era criar um ambiente de cores fortes, estilo anos 50. O quarto possui m?veis da d?cada e cama em ferro oxidado. Na parede, a cor azul se destaca, mas sua intensidade ? quebrada com o quadro de flores em tom mais claro. Se quiser optar por este estilo, voc? deve lembrar que, al?m do quarto, toda a casa deve seguir a mesma linha.


Harmonia das cores
Violeta
A cor violeta privilegia o lado espiritual, promove harmonia, propicia inova?es e mudan?as. ? indicada para ambientes que favorecem ? criatividade. O local fica mais elegante. A cor representa poder e a riqueza.

Amarelo
O amarelo ? sinal de intelectualidade. ? a cor do sol, do otimismo, da alegria. ? ideal para locais estressantes, pois alivia a sensa??o de esgotamento mental. O amarelo tamb?m aumenta o apetite, por isso n?o deve ser empregada em excesso na cozinha ou na sala de jantar. ? aconselh?vel para o escrit?rio ou sala de trabalho.

Laranja
O laranja estimula a libido, auxilia no processo criativo. Ideal para salas de estudos, escrit?rios e quartos.

Vermelho
O vermelho ? fonte de energia positiva, estimula a alegria e a vitalidade. Nos quartos essa cor n?o ? aconselh?vel. N?o deve ser usada na pintura de paredes, pode acarretar nervosismo.

Rosa
A cor rosa traz conforto e aconchego e deveria estar presente em todos os c?modos da casa, ? o tom do amor universal e resulta em tranq?ilidade.

Verde
O verde exprime sensa??o de paz, alivia a tens?o e representa a esperan?a. A cor pode ser usada na pintura de paredes de qualquer c?modo da casa. ? indicada para para quartos e ambientes onde haja doentes, pois favorece a cura.

Azul
O azul ? sin?nimo de tranq?ilidade. Nos quartos a cor ? ideal para um sono agrad?vel. ? recomend?vel tamb?m para a cozinha e sala de jantar.

Fonte: Revista Casa e Jardim e http://www.tecno.com.br