Artigo
Concursos P?blicos: aspectos importantes e dicas fundamentais

::: 21/02/2005

N?o ? desconhecido que, atualmente, milh?es de pessoas investem grande parte de seu tempo dedicando-se ao estudo para concursos p?blicos. Diante de um panorama econ?mico inst?vel, a op??o por tornar-se um servidor p?blico e os benef?cios oferecidos despertam o interesse de muitos. Entretanto, a trajet?ria de estudo, habitualmente, n?o ? f?cil. Os organizadores das provas testam os conhecimentos dos candidatos de forma r?gida para que possam empregar funcion?rios bem preparados.

Foto:
ACESSA.com Neste contexto, alguns aspectos, como aqueles que englobam as emo?es e o comportamento, tornam-se fundamentais para a conquista da aprova??o. Desta maneira, com intuito de demonstrar as implica?es que fazem parte do processo de estudo para concursos p?blicos e os fatores emocionais e comportamentais que o envolve, o caderno Psiqu?, excepcionalmente, traz uma entrevista com Rodrigo de Castro Giotti (foto ao lado), rec?m aprovado no concurso para a Fiscaliza??o da Receita Estadual do Estado de Minas Gerais.

Denise Melo - Conte-nos um pouco sobre sua trajet?ria profissional antes de iniciar seus estudos para concursos p?blicos.

Rodrigo Giotti - Formei em Administra??o de Empresas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e fiz p?s-gradua??o em Log?stica Industrial pela mesma Universidade. Enquanto estudava nesses cursos tinha como primeiro objetivo profissional trabalhar em uma empresa multinacional. Foi exatamente o que aconteceu. Comecei como estagi?rio e, por ?ltimo, trabalhei como Assessor da Ger?ncia. J? nessa fase, enxerguei que quando algu?m tem, efetivamente, um objetivo a pessoa o atinge e em alguns casos, como aconteceu comigo, ? poss?vel superar esse objetivo. Eu n?o pensava que chegaria a ser assessor de um gerente de uma multinacional.

Foto:
ACESSA.com Denise Melo - Por que optou pelos concursos p?blicos?

Rodrigo Giotti - Acima comentei sobre um dos meus objetivos profissionais, ou seja, um dos planos que tinha para quando terminasse minha gradua??o em Administra??o de Empresas. Al?m desse plano profissional, existia outra possibilidade. Acredito que o sucesso na carreira depende, primeiramente, de ter objetivo firmado, um prop?sito. Somando a isso, creio que ? recomend?vel ter dois planos em mente, pois caso um deles n?o transcorra exatamente como se idealizou, evita-se surpresas exageradas e desespero. Para tudo que fa?o costumo ter o que chamo de 'Plano A' e 'Plano B'. Ent?o, como dizia, o meu 'Plano A' era trabalhar em uma grande empresa, e isso, verdadeiramente, aconteceu. Entretanto, no meio do processo o plano falhou. Devido ?s condi?es macroecon?micas desfavov?veis que o pa?s enfrentava na ?poca, tive meu contrato rescindido. Ent?o, diante desse novo panorama, percebi que seria interessante investir no meu 'Plano B', uma vez que este j? estava delineado. Este corresponderia a estudar para os concursos p?blicos da Receita Federal e Estadual.

Al?m disso, optei por concurso p?blico por causa da remunera??o e da estabilidade no servi?o. Vale dizer tamb?m que o profissional que trabalha na ?rea p?blica tem mais tempo para a fam?lia. Ele consegue ver seus filhos crescerem, acompanhando seu desenvolvimento. Na minha opini?o, este profissional tem mais qualidade de vida em todos os aspectos.

Denise Melo - Na sua opini?o, quais s?o os principais aspectos comportamentais e emocionais que englobam o processo de estudo para concursos p?blicos?

Rodrigo Giotti - Essa pergunta ? muito importante. Sempre que oriento meus colegas para esse processo de estudo para concursos p?blicos comento sobre aspectos comportamentais e emocionais. Desta maneira, acredito que antes da pessoa iniciar o estudo para concurso ela tem que trabalhar esses aspectos, pois caso n?o o fa?a, provavelmente desistir? no meio do caminho.

Foto:
ACESSA.com Vale a pena investir tempo no preparo para o estudo, pois n?o adianta estudar compulsivamente sem m?todo e sem embasamento tanto operacional quanto emocional. William Douglas, no livro 'Como passar em provas e concursos', pontua, metaforicamente, que quando o lenhador golpeia incessantemente a madeira com um machado sem corte, faz for?a desnecess?ria sem sucesso, ao passo que quando amola sua ferramenta, previamente, obt?m resultado melhor. Assim, quando o concursando prepara-se, tamb?m emocionalmente, para enfrentar o per?odo de estudo, independente do tempo que ele durar, a possibilidade de sucesso aumenta.

Nesse sentido, a pessoa tem que ter muita persist?ncia e dedica??o, pois concurso n?o se faz PARA passar, mas sim AT? passar. Ent?o, ? importante que a pessoa mantenha sua auto-estima elevada e sempre pense positivo. O livro do Nuno Cobra, 'A Semente da Vit?ria' me ajudou bastante nesse ponto.

Al?m disso, ? fundamental conciliar lazer e estudo. N?o adianta ficar 100% do tempo estudando e n?o relaxar, pois nessa circunst?ncia n?o h? assimila??o suficiente de conhecimento. Isso acarreta a perda de tempo, desmotiva??o e cansa?o exagerado.

Foto:
ACESSA.com Assim, ? importante a pr?tica de exerc?cio f?sico para oxigena??o do c?rebro, o que melhora a mem?ria. ? importante, tamb?m, cercar-se de pessoas positivas. Elas ser?o fortes aliadas, principalmente em momentos de tristeza e des?nimo, pois nesses momentos elas sempre t?m uma palavra de otimismo e est?mulo. No meu caso, particularmente, considero a cren?a em Deus como fonte inesgot?vel de apoio, juntamente, ? claro, da fam?lia e de amigos.

Outro aspecto emocional importante ? n?o se sentir derrotado com a reprova??o nas provas. ? medida que se estuda corretamente o candidato vai se aperfei?oando gradativamente. Assim, a cada prova os resultados tendem a ser melhores e, ent?o, uma poss?vel reprova??o por um n?mero pequeno de pontos ? motivo de alegria, pois significa que a aprova??o est? pr?xima. Sempre se deve vislumbrar o erro como um potencial de melhoria. Uma quest?o errada hoje pode ser a quest?o que ir? garantir sua aprova??o amanh?.

Denise Melo - Qual o principal fator que influenciou na sua aprova??o para o ?ltimo concurso que voc? fez?

Rodrigo Giotti - N?o posso dizer que houve um fator principal, na verdade foi um conjunto de fatores que influenciou. Primeiramente, considero que o fato de eu gostar de estudar e ter tido uma boa base nos ensinos fundamental, m?dio e superior me ajudou bastante.

Al?m disso, o planejamento de tr?s meses anteriores aos estudos foi fundamental. Trabalhei tanto os aspectos comportamentais e emocionais, conforme j? mencionei, quanto ? parte operacional, como escolha de bons livros, dos cursos preparat?rios e professores, o preparo do ambiente de estudo, a conscientiza??o de adotar h?bitos saud?veis de alimenta??o, a import?ncia do sono e de t?cnicas de memoriza??o.

Tudo que j? comentei at? agora, nesta entrevista, estava comigo no dia da prova: Deus, dedica??o, persist?ncia, auto-estima elevada, lazer, etc. No dia da prova, em fun??o de toda essa prepara??o, estava tranq?ilo, seguro, determinado e, al?m de tudo, confiante na minha aprova??o.

Denise Melo - Que mensagem voc? deixaria para quem ainda est? percorrendo o caminho de estudo para concursos?

Foto:
ACESSA.com Rodrigo Giotti - Fa?a de seu estudo para concurso p?blico um projeto de vida. Obt?m bom resultado, mais rapidamente, aqueles que s?o mais decididos na vida, que abrem m?o de outras oportunidades, que investem tempo e dinheiro na sua prepara??o. Em m?dia, s?o dois anos de ?rduo estudo, de muitas priva?es, de muito esfor?o, mas que ser?o compensados pela tranq?ilidade que a pessoa ter? para o resto de sua vida.

Finalizando, deixo a mensagem da psic?loga Maria Tereza Maldonado, que em artigo para a Revista Vida, do Jornal do Brasil, de 05 de fevereiro de 2005, revelou: "Reclamar compulsivamente paralisa as iniciativas de mudan?a e reduz nosso poder de modificar situa?es insatisfat?rias. Esperar que a vida seja mais generosa em ofertas de oportunidades, em muitos casos, significa a recusa de exercer o pr?prio poder de escolher outro rumo e abrir novos caminhos de vida. ? frustrante ficar esperando acontecer, acumulando amargura e ressentimento, em vez de fazer acontecer."

Deixo registrada, tamb?m, a frase de um dos ?cones da ind?stria automobil?stica mundial, Henry Ford: "Se voc? acredita que pode, ou se acredita que n?o pode, voc? est? certo."


Denise Mendon?a de Melo
? psic?loga, formada pelo
Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora.
Saiba mais clicando aqui.