Armando Falconi Filho Armando Falconi Filho 01/09/2008

Alimentos que aumentam sua massa muscular

Foto de Falconi mostrando que sua cal?a est? larga A primavera chegou, embora fria, mas sabemos que o clima est? mudando com a nova esta??o. Daqui a algumas semanas com os term?metros subindo a marca??o, o ver?o vai dar as caras.

E a preocupa??o ? geral, tanto homens como mulheres querem apresentar um corpo mais bonito nestas duas esta?es.

Existem dentre outros, dois caminhos b?sicos que recomendamos em nossos atendimentos no Consult?rio, assim como passamos em nossas palestras e treinamentos: atividade f?sica programada e nutri??o.

Tanto o aumento de massa muscular, quanto ? diminui??o da gordura corporal, varia de pessoa para pessoa, pois cada organismo responde de uma forma ? atividade f?sica e as dietas alimentares.

Observamos organismos, que conseguem resultados mais r?pidos. Outros demoram mais tempo, levando em conta a atividade, a freq??ncia, a intensidade da atividade f?sica, dieta, gen?tica, e problemas hormonais, etc.

Para os apressadinhos lembramos que a natureza n?o d? saltos, insista e tenha muita disciplina que os resultados aparecer?o.

Em nossa atividade profissional de acompanhar e direcionar pessoas para viver melhor, encontramos algumas pessoas t?m muita facilidade para aumentar a massa muscular. Outras t?m muita dificuldade. E a maioria consegue certo aumento, mas sem atingir valores excepcionais, como os fisiculturistas campe?es.

Optando pelas atividades corp?reas, busque a orienta??o de um bom personal trainner, para acompanhar seu desenvolvimento e evolu??o.

Explicamos sempre com exemplos, os chineses dizem que uma imagem vale por mil palavras. Assim se o seu objetivo ? desenvolver peitoral, b?ceps e tr?ceps, dentre outras partes do seu corpo, lembramos que se dependesse apenas de comer pizza e batata frita e beber cerveja em grandes quantidades, todos os homens seriam sarados.

Mas como Terapeuta Hol?stico, analisando sempre o ser humano numa vis?o global, todos os sistemas funcionando o mais equilibrado poss?vel, afirmamos sempre que infelizmente essas coisas no m?ximo fazem crescer os "pneus" na barriga - e n?o ? isso o que voc? quer (e nem as mulheres gostam).

A?, vem a pergunta l?gica: - Afinal, quais alimentos contribuem para o crescimento muscular?

Com nossas pesquisas e observa?es em Trofoterapia (terapia pelos alimentos), e acompanhando v?rios atletas, destacamos alguns alimentos que s?o indispens?veis quando voc? deseja turbinar sua dieta e ganhar massa. E o melhor ? que quase todos eles j? fazem parte da sua lista de supermercado.

Ingredientes que podem fazer voc? crescer massa muscular
  • ?GUA: fonte de vida e sa?de

? do conhecimento geral que o nosso corpo ? formado por cerca de 70% de ?gua, que s?o perdidos e repostos constantemente pelo nosso organismo. A reposi??o ? o grande segredo da sa?de e da beleza em geral.

Quando a ?gua deixa a pele, ela se desidrata, fica ?spera e se torna vulner?vel ao processo do envelhecimento. Da? a import?ncia de mant?-la sempre hidratada. S? que a pele n?o absorve ?gua num simples banho. ? preciso um condutor que infiltre a ?gua e a mantenha nas c?lulas. Os melhores agentes para isso s?o os hidratantes com princ?pios ativos, que agem profundamente.

J? que os m?sculos s?o formados por 75% de ?gua, a queda no n?vel de hidrata??o corporal pode prejudicar a performance nos treinos, segundo pesquisadores. Um estudo feito na Alemanha mostrou que a s?ntese de prote?nas ? melhor em c?lulas bem hidratadas. Ou seja, quanto mais desidratado voc? estiver, mais lentamente seu corpo usa as prote?nas para construir musculatura.

Por ser boa para todo o corpo, beber bastante ?gua facilita a elimina??o de toxinas pela urina, melhora o funcionamento dos intestinos e nutre a pele.

  • PEIXES: reguladores do crescimento

Foto de Falconi mostrando que sua cal?a est? larga Infelizmente o brasileiro come pouca quantidade de peixes. E quando come, na maioria das vezes usa da forma menos recomendado: frito. Esquece as del?cias do peixe ensopado, assado, grelhado, das moquecas e tantas outras maneiras t?o brasileiras de preparar esta iguaria.

? de sabor muito agrad?vel, f?cil digest?o e excelente como fonte nutritiva. Para come?ar, o peixe ? rico em prote?nas, como qualquer outra carne. Por isso, quem quer deixar de lado a carne vermelha, estar? bem nutrido comendo peixe. Al?m disso, tem grande quantidade de minerais, entre eles c?lcio, f?sforo, iodo e cobalto, e ? tamb?m fonte das vitaminas A, D e B.

E a melhor not?cia ? que peixe tem pouca gordura! ? claro que existem algumas esp?cies gordurosas, mas, em geral, o peixe tem bem menos gordura que carne vermelha e o frango, e isso faz com que sua digest?o seja mais r?pida.

Explicamos que principalmente os peixes de ?guas frias tem prote?nas e ?cido graxo ?mega 3, gordura ben?fica que estimula a produ??o de horm?nios que, por sua vez, favorecem o crescimento muscular. Depois do treino, monte um prato com salm?o grelhado e carboidratos (uma por??o de arroz ou de batatas cozidas, por exemplo). Esse card?pio vai garantir energia extra aos m?sculos e auxiliar na sua recupera??o.

Recomendamos por suas propriedades ben?ficas para o corpo todo. V?rios estudos mostraram que o ?mega 3 ajuda a prevenir doen?as card?acas e inflamat?rias (como a artrite), al?m de contribuir para o tratamento de doen?as degenerativas, como o mal de Alzheimer e alguns tipos de c?ncer.

  • AM?NDOAS: fonte de sa?de e da juventude

Foto de Falconi mostrando que sua cal?a est? larga Com certeza vamos dedicar espa?o a estas sementes maravilhosas: am?ndoas, castanhas e nozes: fonte de sa?de.

Se as am?ndoas, castanhas e nozes n?o fazem parte de seu card?pio semanal, est? na hora de mudar de opini?o, voc? n?o sabe o que est? perdendo. Essas del?cias fazem parte do seleto grupo das frutas oleaginosas, que, al?m de carregarem muitos nutrientes, podem ser excelentes parceiras na hora de emagrecer.

Pesquisas realizadas em diversas universidades indicam que, quando aliadas a uma dieta, essas castanhas auxiliam no emagrecimento, pois s?o ricas em gorduras monoinsaturadas, respons?veis por manter o n?vel de a?car no sangue est?vel e ativar o metabolismo da queima de gorduras.

Boas para os m?sculos, essas oleaginosas cont?m vitamina E na forma de alfa- tocoferol, um antioxidante poderoso. S?o os antioxidantes, que defendem seu corpo dos radicais livres, mol?culas que causam dano ?s c?lulas, s?o respons?veis por doen?as e pelo envelhecimento precoce. Seus efeitos nocivos s?o potencializados por polui??o, cigarro, ?lcool e estresse.

Explicamos ent?o que as am?ndoas (al?m das nozes e das castanhas-do-par?) est?o cheias de antioxidantes. Esses agentes secretos ajudam os m?sculos a se recuperar depois de um treino pesado.

N?o apenas para os m?sculos, elas s?o excelentes para o corpo todo: ricas em ?cidos graxos poliinsaturados, as am?ndoas s?o grandes amigas do cora??o, pois ajudam a baixar o LDL, o colesterol ruim, respons?vel pela forma??o de placas de gordura nas art?rias. Repletas de c?lcio, tamb?m fazem bem aos ossos.

  • IOGURTE natural ou COALHADA natural (? o leite fermentado)

Ao inv?s de usar o leite, recomendamos o iogurte ou a coalhada natural, prefira as op?es sem a?car, sabor artificial ou outros ingredientes. Compre ou prepare em casa e se quiser use com mel, granola, ou frutas da esta??o. Al?m de saud?vel, ele d? aquele toque de sabor azedinho em receitas salgadas - r?pidas e magrinhas. ? s? apostar na vers?o light, que tem at? 61% menos calorias que o iogurte convencional.

Rico em vitamina B12 e c?lcio, o iogurte ? a morada por excel?ncia dos lactobacilos vivos, que se preservam nas receitas que n?o v?o ao fogo. Eles protegem o aparelho digestivo. Por isso inserem-se entre os alimentos probi?ticos, que d?o uma for?a para o intestino e afastam as doen?as oportunistas.

A combina??o de prote?nas e carboidratos ? uma ?tima pedida para a recupera??o depois de uma sess?o intensa de muscula??o. Bom para o corpo todo: al?m de ser fonte de c?lcio (bom para ossos e dentes), esse alimento possui pequenas quantidades de CLA (sigla em ingl?s para o ?cido linol?ico conjugado, encontrado nos latic?nios). Estudos mostraram que esse nutriente acelera o metabolismo e bloqueia o processo de lipog?nese (ac?mulo e armazenamento de gordura no corpo).

  • AZEITE DE OLIVA: energia dourada

Foto de Falconi mostrando que sua cal?a est? larga

Em artigos anteriores j? comentamos diversos benef?cios deste alimento extraordin?rio. Lembramos que os habitantes dos pa?ses mediterr?neos possuem uma dieta bastante saud?vel, consumindo altas doses de azeite de oliva, frutas, legumes e peixes.

Dentre esses alimentos o azeite de oliva ? considerado o principal fator para a preserva??o da sa?de dessa popula??o. Dados de estudos cient?ficos revelam que a dieta mediterr?nea, protege a popula??o de doen?as coronarianas, de c?ncer, principalmente, do intestino, de mama e do envelhecimento.

Assim ? excelente para ajudar os m?sculos, pois as gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas do azeite diminuem os n?veis de uma prote?na celular de nome sinistro: o fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa), ligado ao enfraquecimento e desgaste dos m?sculos. Opte pelo azeite extra-virgem (extra?do por meio da prensagem a seco das azeitonas), j? que nele h? maior concentra??o de gorduras monoinsaturadas e tamb?m de vitamina E, antioxidante campe?o na luta contra os radicais livres, que lesionam as c?lulas.

Bom para o corpo todo: por todos os seus benef?cios a sa?de, o azeite ? considerado alimento funcional. Com alto teor de gorduras saud?veis, ele afasta o risco de doen?as card?acas, c?ncer de c?lon, diabetes e osteoporose.

Estas s?o pois, as observa?es que compartilhamos, com todos que queiram nesta primavera/ver?o, apresentar um corpo mais saud?vel, bonito e bem nutrido.

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a este tema. Quer saber mais? Entre em contato conosco, pois as informa?es s?o muitas, mas o espa?o do artigo ? limitado. Aguardamos seu e-mail.

Encerramos com sauda?es hol?sticas!


Armando Falconi Filho
? terapeuta hol?stico, escritor, consultor, conferencista e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com