Segundo levantamento da dengue será divulgado na próxima terça-feira em JF

Os dados vão indicar infestação do mosquito transmissor da dengue e chikungunya. JF está entre os 340 municípios no país em situação de risco

Angeliza Lopes
Repórter
14/03/2015
dengue

Os resultados do segundo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) devem ser divulgados na próxima terça-feira, 17 de março. Os dados vão indicar a atual realidade de infestação do mosquito em Juiz de Fora, transmissor da dengue e chikungunya, que conforme divulgado pelo Ministério da Saúde, na última quinta-feira, 12, está entre os 340 municípios brasileiros em situação de risco para a ocorrência de epidemia. Os valores que serão computados foram levantados entre os dias 2 e 12 de março. O primeiro LIRAa realizado no mês de janeiro apresentou índice de 4,16% das residências com foco do mosquito.

Neste sábado, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou o Dia D Contra a Dengue, com ação na praça da Estação, em parceria com outras secretarias, Polícia Civil, Lions Clube e Escoteiros. Foram oferecidos serviços de aferição de pressão, glicose, corte de cabelo, vacinação, brinquedos para as crianças e distribuição de panfletos informativos sobre a dengue. Conforme o coordenador geral do programa de Combate a Dengue e a Chikungunya, Juvenal Franco, os índices de infestação do mosquito aedes aegypti está alto desde o ano passado, por isso as ações estão acontecendo durante todo o ano. "Temos consciência da situação de risco, por isso estamos agindo de diversas maneiras", destaca.

As ações citadas pelo coordenador são as visitas dos agentes nas residências, para eliminação do foco, enumeração de 216 pontos focais, como borracharias e ferro-velho e bloqueio de áreas com o foco e aplicação do fumacê. Outra ação são as averiguações em caso de denúncia pelo 3690-7290. "Outra prevenção que iniciamos nesta semana são os mutirões para recolher o lixo da dengue", lembra.

Os caminhões do mutirão vão passar neste sábado, 14, em bairros da região Sul do município. O trabalhos foram setorizados e acontece a cada sábado em uma região, até o dia 16 de maio. Os próximos bairros que recebem os caminhões são os da região Norte.

No município, foram 53 notificações, 34 confirmados, dez descartados e nove aguardam resultados. No mesmo período do ano passado, foram 91 notificações, com 31 positivos. O coordenador destaca que a queda nestes números se devem a vários fatores, como subnotificação, em que o médico não registra o formulário na secretaria de saúde, indicando mais um caso da dengue. "Lembramos que a partir deste mês até maio passamos pelo período mais complicado, por isso todo cuidado é pouco. A população deve estar ciente que 80% dos focos estão dentro das casas", afirma.

ACESSA.com - Segundo levantamento da dengue ser? divulgado na pr?xima ter?a-feira em JF