Dieta saud?vel ajuda no desempenho dos vestibulandos Estudantes n?o devem se descuidar da alimenta??o. Especialista recomenda
uma dieta equilibrada e saud?vel

Daniele Gruppi
Rep?rter
28/11/2008

A ansiedade e o estresse provocados ? medida que o vestibular se aproxima fazem com que os estudantes deixem de se preocupar com a alimenta??o. Muitos vestibulandos acabam abusando de refrigerantes, caf?s, salgadinhos, biscoitos e chocolates, o que pode prejudicar o desempenho nos estudos e at? mesmo na hora da prova.

A nutricionista Elisa Grossi Mendon?a aconselha a fazer uma dieta equilibrada e saud?vel. A primeira dica ? fazer seis refei?es por dia. Para ela, al?m do caf? da manh?, almo?o e jantar ? importante fazer uma alimenta??o leve nos intervalos entre as refei?es, ingerindo, por exemplo, frutas e iogurtes. "N?o ficar muito tempo sem comer ? o controle b?sico nutricional."

Elisa afirma ainda que os estudantes devem aliar ? dieta uma atividade f?sica, de pelo menos 30 minutos. "Os estudantes v?o sair um pouco de cima dos livros, aliviando o estresse e garantindo a promo??o da sa?de e condicionamento mental."

A nutricionista recomenda tamb?m aos vestibulandos parar um tempinho os estudos para se alimentar. "Ele deve prestar aten??o naquilo que ele est? comendo. Uma mastiga??o mais elaborada diminui o empachamento g?strico (sensa??o de estar empazinado). Quanto mais demorada a mastiga??o, mais triturado o alimento ficar?, facilitando a digest?o, pois o organismo n?o vai precisar de tanto esfor?o."

Elisa diz ainda para no dia da prova evitar excessos e tamb?m alimentos que n?o est?o acostumados a comer. "Deve-se ingerir menor quantidade de alimento para na hora da prova n?o ter sonol?ncia, o que ser? prejudicial para no momento da leitura das quest?es. A refei??o tamb?m deve ser tranq?ila, sem correria. Dependendo da rapidez com que o alimento chega no est?mago, o estudante que j? est? ansioso pode ter diarr?ia ou sensa??o de v?mito."

Erros freq?entes

Ilustra??o com mesa com alguns alimentos, indicando que uma pessoa est? estudando ali ? comum os estudantes ingerirem muito caf? para ficarem acordados durante a madrugada. Para a nutricionista, a perda de sono prejudica as condi?es f?sicas e gera cansa?o. As horas que o vestibulando passa descansando s?o t?o fundamentais, quanto as de estudo bem aproveitadas.

Outro erro dos estudantes ? estudar comendo. "Isso n?o ? bom, pois o aluno n?o faz uma janta saud?vel. Ele vai comer biscoitos recheados, refrigerante, salgadinhos. Raramente pega uma fruta."

O vestibulando ansioso tem mais compuls?o e tende a ingerir muito chocolate. A nutricionista afirma, entretanto, que o consumo deve ser moderado. "O chocolate d? a sensa??o de bem-estar, mas altera outras situa?es nutricionais, como, pro exemplo, provoca o ganho de peso."

Dicas
  • Fa?a seis refei?es por dia;
  • Fa?a um caf? da manh? refor?ado, com suco de fruta ou leite desnatado, p?o integral, uma fatia de queijo minas e peito de peru. No almo?o, abuse das saladas;
  • Entre as refei?es, opte por saborear uma fruta ou iogurte;
  • Evite refrigerantes, chocolates, biscoitos recheados, salgados, catchup e maionese;
  • Prefira sucos de fruta;
  • Evite a cafe?na, presente no caf?, no ch? preto e no ch? mate. Opte por ch?s de camomila e erva doce ou suco de maracuj?;
  • Mastigue bem os alimentos;
  • Evite fazer as refei?es pr?ximas da hora de dormir;
  • Evite bebida alco?lica.