Toninho Buda prepara mais uma publica??o Ap?s publica?es sobre Raul Seixas e uma sobre vampiros, que levou a assinatura de Paulo Coelho, o assunto agora ? fisiologia

Daniele Gruppi
Rep?rter
17/06/2008

Toninho Buda, pseud?nimo de Ant?nio Walter Sena J?nior, 58 anos, nasceu em Tr?s Cora?es, onde passou a inf?ncia e adolesc?ncia. Nos anos 70, ingressou na faculdade de Engenharia e, devido a um problema de sa?de, mudou seus h?bitos alimentares e ingressou na Sociedade Alternativa.

A Sociedade Alternativa que Toninho conheceu foi a de Paulo Coelho e Raul Seixas, que estava ligada ?s correntes inici?tico/esot?ricas pregadas pelo mago Aleister Crowley. O brit?nico pregava um novo c?digo de conduta, no qual dizia "Faze o que tu queres, h? de ser tudo da lei".

A Sociedade Alternativa, de forma geral, compreendeu todas as formas alternativas de se ver o mundo e resolver os problemas do cotidiano. Fala-se em medicina , religi?es, fam?lia, sexo, pol?tica, m?sica, pintura, agricultura alternativas, e assim por diante.

"Digo que entrei pelas portas dos fundos, porque as pessoas que procuravam pela Sociedade estavam em busca de drogas, sexo e rock?n roll. S? consegui melhorar as fortes dores de cabe?a que tinha com a medicina alternativa".

Foto de Toninho Buda com paulo Coelho e outros companheiros O primeiro contato de Toninho com Paulo Coelho foi em 1981, e com Raul Seixas em 1983, quando este veio a Juiz de Fora para um festival de rock. "Na ?poca, tinha um restaurante macrobi?tico e os dois freq?entaram. Eles se identificaram comigo. Como o relacionamento entre eles era complicado, ficava como um elo", conta.

Em 1985, Paulo Coelho e Toninho resolveram retomar a Sociedade Alternativa. "Como os dois brigavam muito, o nosso ideal estava esfriando. Resolvemos lan?ar o jornal "Sociedade Alternativa"".

Manual Pr?tico do Vampirismo

Neste mesmo ano, o mago foi convidado por uma editora para escrever um livro sobre vampirismo. Ele j? fazia v?rias publica?es sobre o assunto, e assinou o contrato. Entretanto, faltando uma semana para entregar o livro ele disse a Buda que n?o tinha condi??o de escrever. "Ele me explicou o que era e em tr?s dias e meio escrevi o livro".

Foto da capa do livro Manual Pr?tico de Vampirismo Toninho recebeu em troca o equivalente a uma refei??o. Para ele, o dinheiro n?o interessava, ele queria que constasse um agradecimento no livro. O engenheiro tomou conhecimento sobre o lan?amento do livro, lendo um jornal. Achou que tivesse tido algum problema por n?o ter recebido o convite.

Foi para o Rio de Janeiro, chegou mais cedo ao local do lan?amento, folheou o livro e constatou que seu nome n?o aparecia no livro. Chateado, estava indo embora, quando encontrou com Coelho. Falou sobre o caso e a resposta obtida foi que o mago havia esquecido.

O engenheiro n?o contou a hist?ria para ningu?m. "N?o iam acreditar em mim". Disposto a relevar o acontecimento, partiu um m?s depois para uma viagem ? Espanha com Paulo Coelho. "Ele j? estava com a inten??o de fazer o caminho de Santiago. Foi nesse passeio que se originou a publica??o que estourou mundialmente "O Di?rio de um mago". Paulo sumiu com o Manual pr?tico do Vampirismo, porque seria um grande esc?ndalo".

Toninho afastou-se do mago ap?s essa viagem e ao retornar para Juiz de Fora, arrumou emprego como engenheiro. O fato de que Toninho escreveu o "Manual Pr?tico do Vampirismo", um dos primeiros t?tulos do mago, veio ? tona nas ?ltimas semanas de junho de 2008, quando a imprensa nacional e mundial divulgou o que Fernando Moraes, autor de "O Mago", um biografia de Paulo Coelho, revelou na publica??o.

Outras publica?es

Foto de Toninho Buda com Raul Seixas - festival de rock Al?m do "Manual Pr?tico de Vampirismo", Toninho publicou mais tr?s livros "Raul Seixas, Uma Antologia", "Raul Seixas, O Trem das Sete" e "A Paix?o Segundo Raul Seixas". Ele escreveu tamb?m m?sicas, poemas, fez 12 filmes e cinco pe?as das quais participou.

"Agora estou escrevendo na ?rea da fisiologia do exerc?cio", revela. Ele tamb?m possui forma??o em atletismo, artes c?nicas e esoterismo. Atualmente, estuda Educa??o F?sica e tem uma banda cover, em que interpreta Raul Seixas. Toninho tamb?m tem uma concep??o pr?pria de Sociedade Alternativa.