Sexta-feira, 17 de abril de 2015, atualizada às 16h48 e Sábado, 18, às 08h53

Unihealth não será mais responsável por distribuir medicamentos para a Prefeitura, afirma vereador

Na manhã desta sexta-feira, 17 de abril, o vereador Antônio Aguiar (PMDB), um dos integrantes da Comissão de Saúde da Câmara, esteve em contato com o prefeito Bruno Siqueira, quando foi informado que o contrato do município com a Unihealth, firma responsável pela distribuição de medicamentos, foi concluído no final de março e anunciou a abertura de licitação para definição da firma que a substituirá em seguida.

Segundo nota enviada à imprensa pela assessoria da Câmara, o secretário de Saúde, Adilson Stolet, também informou ao vereador que, por orientação do Executivo, o processo licitatório foi desencadeado e que o vencedor se responsabilizará pela compra, armazenamento e distribuição, ou seja, de todo processo.

O vereador José Emanuel (PSC) já havia proposto que a Comissão de Saúde estudasse a instauração de CPI para verificação do desabastecimento e acrescentou que "a Unihealth enfrenta problemas em todo país, atua sem alvará sanitário, e solicitou que o contrato de Juiz de Fora com a firma não seja renovado. O vereador acredita que o trabalho pode ser executado por quadros próprios da Prefeitura."

O presidente da Comissão de Saúde, José Mansueto Fiorilo (PDT), esclareceu que os integrantes da comissão atua visitando as várias unidades de saúde e apresentará relatório sobre o que verificou. Wanderson Castelar (PT) reafirmou a apresentação deste levantamento que vai ajudar a apontar novos rumos para a gestão de medicamentos. Disse, também, que apesar de solicitado, até agora a Unihealth não enviou cópia do projeto executivo no município.

O Portal ACESSA.com entrou em contato com a empresa Unihealth, que não se pronunciou. Em nota, a PJF confirmou a informação. "A Prefeitura de Juiz de Fora informa que decidiu realizar um novo processo licitatório para contratação dos serviços de logística de distribuição de medicamentos na rede pública municipal. O contrato com a empresa Unihealth, vencido em 31 de março deste ano, será renovado por um período determinado, até que a nova licitação seja realizada. Durante este tempo, a empresa Unihealth continuará atuando na cidade afim de que não haja nenhum prejuízo para a assistência farmacêutica do município. A Prefeitura permanecerá acompanhando todo o processo de distribuição, garantindo a completa execução dos serviços previstos em contrato".

Com informações da Câmara