Sexta-feira, 12 de junho de 2015, atualizada às 08h51

Meta da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe é atingida em JF

Juiz de Fora conseguiu atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) de vacinar mais de 80% do público alvo da Campanha de Vacinação Contra a Gripe na cidade. Segundo os últimos dados divulgados pelo setor de imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica, foram vacinados 80.93% do público-alvo. A campanha foi prorrogada quatro vezes.

A definição dos grupos prioritários segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), além de ser respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias, como puérperas (45 dias após o parto), idosos, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de cinco anos e gestantes, além de pessoas com comorbidade.

A vacina disponibilizada pelo MS em 2015 protege contra os três subtipos do vírus da gripe, determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). O medicamento contra a influenza é seguro e considerado uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai até agosto.

O trabalho de imunização terminará nesta sexta-feira, 12. É possível se vacinar nas unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), das 7h às 11h e das 13h às 16h30 e no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA), na rua São Sebastião, 776, Centro, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.

Com informações da PJF.

ACESSA.com - Meta da Campanha Nacional de Vacina??o Contra a Gripe ? atingida em JF