Marcelo Brigatto
Professor de educa??o f?sica e criador do aero-cowboy

Colabora??o:
*Renata Silva
15/06/04

Marcelo Brigatto fala sobre a import?ncia da atividade f?sica ao longo da vida. Assista ao v?deo!

Marcelo Brigatto Desde a inf?ncia, Marcelo Brigatto (foto ao lado) se interessa por esportes. "Queria mesmo, era ser veterin?rio, mas adorava qualquer tipo de atividade f?sica", recorda. O sonho de ser veterin?rio ficou pra tr?s e foi abafado pela educa??o f?sica, paix?o encontrada na adolesc?ncia, quando ele passou a freq?entar as academias de gin?stica e escolheu a profiss?o.

Antes mesmo de sua formatura, em 1989, Brigatto j? buscava as novidades presentes nos grandes centros do pa?s e participava de confer?ncias no Rio de Janeiro e em S?o Paulo. A curiosidade do jovem professor resultou na montagem da Academia Forum, em 1994, lugar onde ele poderia implantar com maior liberdade as novas metodologias da gin?stica. "Queria uma academia diferente, com uma filosofia voltada para o alto astral, para a harmonia do ambiente", diz.

O preparador de Sheila Carvalho
Marcelo Brigatto e Sheila Carvalho Na academia, o professor foi preparador f?sico de nada mais, nada menos, do que Sheila Carvalho. "Meses antes do concurso para o Tchan, ela treinava com a gente", relembra. Depois da fama, a morena ainda passou alguns momentos por l? e declarou em uma reportagem que sua boa forma f?sica era responsabilidade de Marcelo.



O Aero-Cowboy
Dessa liberdade conquistada, nasceram novos formatos de aula, em especial o Aero-Cowboy, que rendeu ao professor reconhecimento internacional. Como toda inven??o criativa, a id?ia teve origem em um momento inusitado: "Estava escutando r?dio e pensei em criar uma coreografia baseada na m?sica country", relata.

A partir da inven??o, foi preciso divulg?-la e ele afirma que nem todos aderiram ? nova moda, mas felizmente "a aceita??o foi maior que a rejei??o", diz. A primeira apresenta??o em um evento voltado para profissionais da ?rea, foi em Po?os de Caldas, MG. Desde ent?o, o professor foi convidado a participar de encontros e conven?es pelo pa?s e pelo mundo, como Europa, Argentina e M?xico, onde foi eleito o melhor professor do Fitness Tour 2001 e destaque em 2002.

Seu grande marco foi a participa??o na mais disputada conven??o do mundo, a IDEA, em San Diego, EUA. Para chegar l?, ele passou por uma sele??o r?gida, apurada pelos melhores profissionais do mundo. "Tive que enviar um v?deo com a apresenta??o do Aero-Cowboy em ingl?s."

Toda essa onda country originou reportagens para o Fant?stico, Esporte Espetacular, Programa Fala Brasil, Programa Ney Gon?alves Dias, Revista Boa Forma (2 edi?es), Revista Veja, Revista Forma F?sica, Revista Pe?o de Boiadeiro (Barretos-SP), Jornal do Brasil e v?rios jornais e telejornais locais.

*Renata Silva ? estudante do 6? per?odo da Faculdade de Comunica??o da UFJF.