A import?ncia de se almo?ar bem Vida corrida n?o deve ser desculpa para n?o almo?ar porque isso pode acarretar v?rios problemas no futuro. E n?o ? s? a obesidade, n?o!

Marinella Souza
*Colabora??o
09/04/2008

Que a vida est? corrida, todo mundo sabe. Que n?o tem sobrado tempo nem para respirar tamb?m n?o ? novidade para ningu?m. Mas uma coisa ? certa: n?o d? para ter disposi??o para essa rotina atribulada se a pessoa n?o estiver bem alimentada. E isso inclui as tr?s refei?es di?rias, inclusive o almo?o. Isso mesmo! Com trabalho ou sem trabalho, ? fundamental que se reserve um tempo para a hora do almo?o. E que essa refei??o seja saud?vel.

Tudo bem que o caf? da manh? ? a refei??o mais importante do dia, mas n?o tem essa de tomar um caf? refor?ado e achar que ? s? fazer um lanchinho na hora do almo?o que est? tudo bem. Segundo a nutr?loga, Alice Amaral (foto abaixo), ? nessa refei??o que ingerimos os alimentos que n?o s?o ingeridos em outras refei?es. "Eu nunca vi algu?m comer uma folha de alface na hora do caf? da manh?", brinca.

Uma forma de garantir um almo?o saud?vel e r?pido ? levar uma marmita de casa. " Isso ? muito chique porque, al?m de ser mais barato, ? mais saud?vel porque voc? sabe exatamente a proced?ncia do alimento e a forma como foi feito". Para quem n?o tem onde aquecer, Alice aconselha a preparar alimentos que possam ser ingeridos em temperatura ambiente como saladas, ovo cozido, carne grelhada e milho cozido.

Foto de Alice Amaral Se a pessoa ? do tipo que adora alimentos bem quentes, ent?o, a solu??o ? mesmo almo?ar na rua. "Os restaurantes que servem comida ? quilo s?o uma excelente op??o para essas pessoas porque s?o mais baratos do que os ? la carte e oferecem um card?pio variado, que permite muitas combina?es, diz a nutr?loga.

Para evitar chegar no restaurante cheio de fome e encher o prato de todo o tipo de comida, a grande dica da nutr?loga ? fazer uma refei??o frugal antes do prato principal. Ou seja, fa?a um prato de salada antes do principal. "Coloque bastante verduras e legumes porque esses alimentos lhe obrigam a mastigar bem e, em conseq??ncia, provoca a sensa??o de saciedade. Dessa forma, quando voc? for para o prato principal, vai ingerir menos comida", explica.

Foto de Daniela Barbosa Foto de Daniela Barbosa Foto de Daniela Barbosa

Para o prato principal, fuja de alimentos gordurosos, frituras, molhos brancos porque esse tipo de alimenta??o exige um processo mais lento de digest?o, o que vai acabar provocando uma moleza que n?o ? nada produtiva. "A pessoa tem que lembrar que depois do almo?o vai ter que voltar ao trabalho, ent?o, pratos como feijoada t?m que ser reservados para o fim de semana".

Um bom almo?o tem que conter de tudo um pouco: arroz, feij?o, prote?na, verdura, carboidrato. Para acompanhar, sucos naturais ou ?gua, nada de refrigerante. E, de sobremesa, fruta. Doces n?o s?o bem-vindos em um card?pio saud?vel para o dia-a-dia. Alice explica que o almo?o ? uma refei??o complementar e quando se pula essa refei??o n?o se tem um o mesmo rendimento. "Sem o almo?o ideal, a pessoa se desconcentra com mais facilidade, fica mais indisposta, a mem?ria fica mais prejudicada".

Foto de F?bio Portela O jornalista F?bio Braz Portela (foto ao lado) prefere almo?ar em casa e garante que s? come fora quando tem que viajar. Nessas ocasi?es freq?enta restaurantes de comida ? quilo e tenta seguir uma alimenta??o mais balanceada. "Dou prioridade aos legumes, sempre. Mas tamb?m como arroz, carne porque sei que isso me faz bem e tamb?m porque eu gosto". Apesar de saber de todos os benef?cios de uma refei??o saud?vel, o rapaz come frituras e toma refrigerante. "N?o ? sempre, eu trocaria o refri por suco numa boa!", defende-se.

Amiga de F?bio, a cabeleireira, C?lia Tormen, tamb?m n?o ? muito f? de almo?ar fora de casa, mas admite que, ?s vezes, ? inevit?vel. "Eu moro longe e quando tenho que resolver algo no centro, essa ? minha ?nica alternativa. A? eu prefiro legumes e verduras e nunca tomo nada durante as refei?es, hoje estou tomando para acompanhar mesmo".

Se o tempo estiver, realmente, escasso e o lanche for a ?nica solu??o, a m?dica alerta para o perigo dos sandu?ches ditos "naturais". "Esses sandu?ches, normalmente, levam maionese e outros molhos cal?ricos. O ideal ? que se consiga fazer um sandu?che com p?o integral, alface, ricota e outros produtos mais saud?veis", conta. Se a sua prefer?ncia for os salgados, opte pelos assados e evite, ao m?ximo, refrigerante.

Foto de uma mulher comendo salgado e tomando suco Al?m do aumento de peso, a longo prazo, esse tipo de h?bito alimentar pode causar aumento do colesterol; do triglic?rides; problemas digestivos, como azia e gastrite; e pris?o de ventre. Ciente desses males, a acompanhante Renata Correia Santos evita trocar o almo?o por um lanche r?pido. "Sei que faz mal e n?o gosto, s? fa?o isso quando n?o tem jeito mesmo. Ainda assim, prefiro comer os salgados assados com um copo de suco para amenizar o preju?zo", brinca.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social