Segunda-feira, 11 de janeiro de 2016, atualizada às 17h10

Banco de Leite Humano de Juiz de Fora opera com 10% da capacidade

O estoque do Banco de Leite da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac) está operando com 10% de sua capacidade. Conforme a coordenadora da unidade, Bernadete Oliveira, em todo o mês de dezembro, apenas três mulheres participaram da ação. 

No entanto, segundo a profissional, este é um fato comum. "Em virtude das férias, muitas das nossas doadoras viajaram. Mas as crianças não param de nascer e algumas necessitam o leite materno. No último mês, tiramos 22 litros de leite e precisamos de 33", alerta.

O Banco de Leite atende a bebês internados em UTI's neonatais da cidade e de toda a região, o que totaliza cerca de 15 unidades. Segundo Bernadete, o banco conta com 5 litros no estoque. O leite recebido é analisado, tratado e pasteurizado, para depois ser destinado às crianças.

Para doar

As mães que estão amamentando e têm excesso de leite podem realizar a doação. Para se cadastrar como mãe doadora é só ligar para o Disque Amamentação (32) 3690-7436, com o cartão de gestante. A doadora deve estar saudável e sem tomar nenhum tipo de medicamento. Outras orientações sobre a doação podem ser feitas pelo telefone.