Moradores do Vale do Ipê se unem para limpeza do Córrego São Pedro

Os envolvidos foram mobilizados através de um grupo do WhatsApp, após vários casos confirmados de dengue no bairro 

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
13/02/2016

foto

Moradores do bairro Vale do Ipê se uniram em campanha neste sábado, 13 de fevereiro, para iniciar a limpeza das margens do Córrego São Pedro. Sem apoio do poder público, os envolvidos foram mobilizados através de um grupo no WhatsApp devido ao grande temor quanto a proliferação do mosquito Aedes aegypti na região e o grande número de casos de dengue confirmados no bairro. Os trabalhos, contratados por meios particulares, serão feitos, inicialmente, entre as ruas Doutor Jamil Altaf e Trieste Trentini.

A arquiteta e artista plástica, Zélia Chediak, conta que lançou campanha na sexta, 12, na rede social e já teve grande adesão. "Estamos recebendo solicitação e apoio de outros moradores que não moram às margens, mas também querem ajudar. A intenção é estender até a rua Antônio Fellet", destaca.

Ela explica que a iniciativa teve como motivação o grande número de casos de dengue em moradores com suas casas com fundos para o córrego. "O mato estava muito alto e não conseguíamos localizar os objetos que ficam acumulados às margens e que descem com as chuvas fortes. São resíduos sólidos como garrafas pets, bolas furadas, latas e tecidos que acabam acumulando água e virando criadouros. Tentamos contato com órgão público desde as primeiras chuvas do ano passado, mas não tivemos retorno".

Para os trabalhos iniciais foram contratados três jardineiros que fazem o corte do mato, sem arrancá-lo pela raiz para não causar erosão, além de retirar todo o material recolhido para o descarte em outro ponto de recolhimento de lixo. "Tivemos o cuidado de equipar os trabalhadores com botas, luvas e máscara para que não fossem expostos a nenhum risco. Os moradores entendem que esta limpeza beneficia toda uma região da cidade que pode ser afetada pela infestação do mosquito. É uma forma de também expressar nossa cidadania", completa.

A assessoria de comunicação do Demlurb informa que iniciou a limpeza do Córrego São Pedro, na altura do Bairro Vale do Ipê, nesta terça-feira, 16. O trabalho de conservação de todos cursos d'água da cidade acontece periodicamente. "O Córrego São Pedro, inclusive, já recebeu a limpeza em outros pontos do seu curso".

ACESSA.com - Moradores do Vale do Ip? se unem para limpeza do C?rrego S?o Pedro