Projeto une acordes musicais e promoção é saúde

Por

Projeto une acordes musicais e promoção à saúde Canções explicam a importância de uma alimentação saudável e esclarecem o que são carboidratos, lipídios e proteínas em uma linguagem acessível às crianças

Jorge Júnior
Repórter
7/10/2011

Com a proposta de unir os acordes musicais e a promoção à saúde, a cantora e compositora Tânia Bicalho lança o CD Música Popular Nutritiva (MPN), neste sábado, 8 de outubro, em uma livraria na avenida Presidente Itamar Franco, 1.522, às 16h.

O projeto consiste em um CD, reunindo 13 músicas inéditas, com letras e arranjos, além de um livro, com ilustrações do chargista José Bello da Silva Junior (Bello) e textos da professora Ana Lívia de Oliveira. Quem assina a produção executiva é Iracema Abranches. Violões, violas, baixo, teclados, escaleta, percussões dão som as canções.

De acordo com a autora, o álbum surgiu a partir de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Nutrição, quando ela se formou em agosto, intitulado Educação nutricional através da música: mudando o ritmo de vida. "Resolvi unir a música com a nutrição, minhas duas paixões. A possibilidade de unir estes dois 'nutrientes' foi a minha grande inspiração para criar esta receita", explica. 

Segundo Tânia, as canções explicam a importância de uma alimentação saudável e esclarecem o que são carboidratos, lipídios e proteínas, em uma linguagem acessível ao público infantil. "O CD também busca resgatar a tradição da culinária mineira, como a letra da música Milho – Com milho faço tanta coisa boa, faço angu e faço broa com um pouco de fubá...", acrescenta a autora.

O objetivo do CD, segundo Tânia, é prestar atenção primária à saúde, promovendo-a e prevenindo doenças. "A mensagem que o disco quer passar é de que os alimentos, como legumes e verduras, devem ser consumidos diariamente. Não devemos abolir nenhum tipo de alimento do cardápio, por exemplo, os carboidratos. Quando se quer mudar alguma coisa, na alimentação, é essencial consultar uma nutricionista", aconselha a especialista.

Criar um trabalho para esclarecer e ajudar não foi uma tarefa difícil. "O processo de criação foi maravilhoso. Amei e saboreei cada momento de composição das músicas." Ainda de acordo com a autora, o CD atinge todas as faixas etárias. "As letras não são tolas e os ritmos são muito variados. Tem Salsa, Bolero, Samba, Baião. É uma verdadeira salada musical", conta.

No livreto ilustrativo, o público vai encontrar dicas voltadas não só para as crianças, mas principalmente os adultos. No livreto, encontra-se, além de textos, uma receita de bolo de banana com farinha integral, da nutricionista Ana Lívia de Oliveira.

Músicas

As músicas que compõem o trabalho são: Menos Sal (vinheta); Não é Não; Efeito Sanfona; Salsa com Proteína; Milho; Fã de Maçã; Casamento no Prato; Outros amores; Arroz com Feijão; Nana Banana; Tiamina; Salada de Frutas e Menos Sal.


Os textos são revisados por Thaísa Hosken