Paulo Renato Carvalho Ribeiro
Um piloto que ? dentista, professor e chefe de fam?lia

Ludmila Gusman
18/07/02

Ele ? formado em odontologia e especialista em ortodontia. Al?m de se dedicar ? profiss?o, o juizforano Paulo Renato Carvalho Ribeiro (foto ao lado, ? direita) consegue tempo para pilotar carros e participar (e vencer) dos campeonatos mais competitivos do pa?s. Sua vit?ria mais recente foi o Ibitipoca Off Road/2002 onde, ao lado do companheiro Magno Arag?o, venceu a principal categoria festejando o tricampeonato. Paralelo a essa disputa Paulo Renato participa esse ano do Mitsubishi Motorsports, considerado uma das maiores competi?es do Brasil.

Nessa disputa, o piloto j? participou das tr?s provas iniciais e est? na vice-lideran?a. Mas o desafio continua at? o fim do ano e para vencer ele precisa passar por novas provas nas cidades de Itaipava, Goiana, Curitiba e S?o Paulo. "Vamos fazer de tudo para tentar vencer", espera.

N?o bastassem os compromissos com o esporte, Paulo Renato ? ainda professor de P?s-Gradua??o em Ortodontia na Associa??o Brasileira de Odontologia de Juiz de Fora (ABO) e ainda sobra tempo para dividir com a fam?lia. Para conciliar tantas atividades, ele diz que a participa??o nas competi?es tem sido mais selecionadas. "Quando comecei corria em muitos campeonatos pequenos. Tudo quanto era competi??o eu participava, agora escolho mais em qual correr, e assim consigo administrar bem todas as minhas fun?es", comenta.

Uma carreira cheia de conquistas
A paix?o de Paulo Renato pela corrida come?ou em 1986 quando ainda fazia faculdade de Odontologia. Nessa ?poca, ele conta que a sua prefer?ncia era pelas motocicletas. Com elas, participava de v?rias competi?es de Juiz de Fora e regi?o. "No in?cio, eu n?o gostava muito de carro, meu primeiro contato foi em 91, quando participei do Ibitipoca Off Road", diz. A moto s? foi deixada de lado em 1996, quando Paulo Renato participou do ?ltimo enduro na Avenida Independ?ncia. "Nessa ?poca eu estava terminando a minha especializa??o e n?o tinha muito tempo para treinar. Fui parando de fazer exerc?cios, perdendo os contatos, at? que me afastei".

O gosto pelo carro foi surgindo devagar. Incentivado com a primeira coloca??o no Ibitipoca Off Road/1991, Paulo Renato concorreu, em 1997, no Campeonato Mineiro, ficando em terceiro lugar. J? no ano seguinte, em 1998, ele foi vice-campe?o mineiro da mesma disputa. Com o apoio dos amantes do esporte, o atleta conseguiu trazer para Juiz de Fora competi?es realizadas somente nas capitais. A Oito Rodas Off Road foi uma delas. Em 1999, al?m de participar da Copa Sudeste, do Rali dos Sert?es, entre outras corridas, atingindo sempre as primeiras coloca?es, Paulo Renato tamb?m foi vice-campe?o no Ibitipoca Off Road, daquele ano em Juiz de Fora.

Em 2000, ele participou do Campeonato Transparan?, ficando no 20? lugar. "Nesse per?odo, eu e o Magno ainda est?vamos nos conhecendo. Al?m de ser um campeonato dif?cil, a dupla ainda n?o estava entrosada. Levando em conta esses fatores, at? que ficamos bem colocados", orgulha-se. A confirma??o de que a afinidade ia acontecer veio logo em seguida com o vice-campeonato do Mitsubishi Motorsports/2000. "As provas eram muito dif?ceis. Lideramos o campeonato at? no pen?ltimo dia, mas tivemos a m? sorte de cair numa lagoa e perder o primeiro lugar", conta.

Por coincid?ncia de datas, o atleta n?o participou do Ibitipoca 2000 e o t?tulo de campe?o foi adiado para 2001, conferindo a ele o bicampeonato, ao lado do companheiro Magno Arag?o. Outro t?tulo de campe?o foi no Transparan?. Segundo o atleta, foram as provas mais dif?ceis de todas as competi?es. "Participamos cinco dias de corrida, 13 horas de prova por dia. N?s corr?amos cerca de 1.500 quil?metros por semana", relata. Mesmo com as dificuldades, al?m da lideran?a geral, o atleta conseguiu ser o campe?o na categoria principal da corrida. "S? ? campe?o na categoria, se o piloto ganhar todas as provas", explica.

Mas as conquistas n?o param por a?, Paulo Renato ficou ainda em quarto lugar no Mitsubishi e, em 2002, foi bicampe?o do Transparan?, al?m de campe?o na categoria principal. Aliado a isso ele conseguiu a vit?ria no Ibitipoca/2002. O curr?culo de t?tulos do atleta vem crescendo a cada dia e, se depender dele, ainda vem muito mais por a?.

Companheiros e amigos
Para vencer todas as provas, Paulo Renato considera muito importante a ajuda dos companheiros. Ele diz que, no in?cio, corria com v?rios parceiros at? concorrer com pilotos por mais tempo. "A corrida ? semelhante ao casamento. ? muito importante que, al?m do entrosamento na prova, haja uma amizade fora das competi?es", ressalta.

Nas in?meras conquistas que j? obteve at? agora, o piloto juizforano j? esteve na pista com Jos? Aparecido, Paulo Mendes entre outros atletas. Em 1999, ele conheceu o atual parceiro Magno Arag?o. "O Paulo me apresentou a ele e, a partir da? come?amos a correr juntos. Hoje vejo que temos tudo para dar certo, pois al?m de companheiros nas pistas, somo tamb?m muito amigos", relata.