Terça-feira, 1 de novembro de 2016, atualizada às 15h50

Novembro Azul alerta para riscos à saúde do homem

Da redação

Depois do Outubro Rosa, tem início nesta terça-feira, 1º de novembro, a campanha Novembro Azul. Coordenada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, o objetivo é conscientizar a população quanto às principais ameaças à saúde do homem em todas as fases da vida.

No site do Instituto, podem ser encontradas informações sobre diversas doenças que atingem a população masculina, como métodos de diagnóstico, sintomas, fatores de risco, prevenção e tratamento. Confira algumas das condições que mais afetam os homens, de acordo com a idade:

  • Infância (0 a 11 anos): fimose, infecção urinária e prostatite (inflamação da próstata)
  • Adolescência (12 a 20 anos): arritmia cardíaca, DSTs e ejaculação precoce
  • Vida adulta (21 a cerca de 60 anos): cálculo urinário e diversos tipos de câncer
  • Terceira idade (a partir de 61 anos): diabetes, disfunção erétil e hipertensão arterial

Câncer de próstata

A ideia original do Novembro Azul, criado em 2011, era a conscientização quanto aos riscos do câncer de próstata. Atualmente, a doença representa o segundo tipo de câncer mais diagnosticado entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais; segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 61 mil casos devem ser registrados no Brasil em 2016.

Diversas atividades estão programadas para expandir o alcance da campanha. Na próxima segunda-feira, 7, acontecerá em Brasília o 2º Fórum Ser Homem no Brasil, que reunirá profissionais de saúde, parlamentares e representantes do Ministério da Saúde para discutir sobre o combate a diversos tipos de câncer, incluindo o de próstata, de pênis e de testículo. Além disso, prédios públicos como o Congresso Nacional, em Brasília, e o Viaduto do Chá, em São Paulo, serão iluminados na cor azul durante todo o mês de novembro.

Com informações da Agência Brasil

ACESSA.com - Novembro Azul alerta para riscos ? sa?de do homem