Cervejas de Juiz de Fora são premiadas no Festival Brasileiro de Blumenau

Por

Cervejas de Juiz de Fora s?o premiadas no Festival Brasileiro de Blumenau
Quinta-feira, 14 de março de 2019, atualizada às 8h36

Cervejas de Juiz de Fora são premiadas no Festival Brasileiro de Blumenau

Da redação

Quatro cervejas fabricadas em Juiz de Fora foram premiada na sétima edição do Concurso Brasileiro de Cervejas, que ocorreu dentro da programação do Festival Brasileiro de Blumenau, no Rio Grande do Sul.
A cidade é a primeira do estado a ser considerada polo produtor de cerveja artesanal e integra as políticas públicas estaduais de incentivo ao setor através do Arranjo Produtivo Local (APL).

Este ano, a cervejaria Antuérpia foi premiada com medalhas de ouro e bronze nas categorias “Experimental Beer” e “Juicy or Hazy Pale Ale”, respectivamente. Já a cervejaria Timboo levou a medalha de prata na categoria “Special Bitter or Best Bitter”. Além disso, a cervejaria Golem, que estreou no concurso, ocupou a segunda colocação na categoria “German-Style Leichtes Weizen” com a cerveja “Profana Weiss”.

Com o cenário em expansão, o cervejeiro da Timboo, Mário Ângelo Sartori, destacou a valorização do setor em Juiz de Fora. “O prêmio é um mérito coletivo. Produzo cervejas artesanais e de qualidade há mais de oito anos, buscando atingir o público local, e acredito que os juiz-foranos precisam valorizar cada vez mais nossa produção para fortalecer e consolidar o turismo gastronômico e cervejeiro, criando um fluxo de interesse para a cidade, consequentemente fazendo com que a economia gire”.

O mestre-cervejeiro Giancarlo Vitale está em Juiz de Fora há cinco anos e não imaginava que o potencial do setor na cidade fosse tão grande. “Este ano, a exemplo do ano passado, Juiz de Fora “fincou o pé” no festival, e todas as premiadas servem de exemplo para que outras tantas cervejarias que temos se motivem a colocar suas cervejas à prova em 2020 em Blumenau”, disse.

Participando pela primeira vez do concurso, o cervejeiro da Golem, Cristiam Nazareno Rocha, considera um desafio estar entre os melhores. “É a maior competição nacional deste mercado com avaliadores internacionais e mais de 50 amostras em cada estilo. O prêmio coroa nosso trabalho e Juiz de Fora, já que a produção de cervejas cresceu rapidamente na cidade e se transformou em uma atividade econômica que caminha por si só”.

O concurso é considerado o maior da América Latina e o terceiro maior do mundo, e nesta edição foram inscritos 3.115 rótulos de cervejas por 505 cervejarias participantes, distribuídos em 156 diferentes estilos. Cerca de 116 jurados de 26 países se encarregaram de degustar, analisar sensorialmente e julgar as cervejas candidatas a melhores do Brasil.