Quarta-feira, 11 de janeiro de 2017, atualizada às 18h43

Primeiro LIRAa aponta índice de 3,4% de infestação do mosquito da dengue em JF

Da redação
foto

Divulgado nesta quarta-feira, 11 de janeiro, o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de Juiz de Fora apontou índice de 3,4%, percentual que coloca o município em estado de alerta. Conforme o Ministério da Saúde o valor é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%, situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9% e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%. No ano passado, foram confirmados 48 mortes por dengue e mais de 18 mil casos da doença.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram vistoriadas 5.838 residências e 80% dos focos encontrados nas propriedades particulares. Os bairros que apresentaram maior incidência de infestação foram Milho Branco, Santa Cruz, Vila Ozanan, Granjas Bethel/Santa Clara, Jóquei Clube 2, São Mateus, São João e Nossa Senhora das Graças.

O Executivo informa que este é o menor índice dos últimos cinco anos neste período, sinalizando médio risco. Em dezembro de 2015 foram registradas 500 notificações de casos de dengue. No mesmo período de 2016, 16.

De acordo com a secretária de Saúde, Elizabeth Jucá, o médio índice é resultado do trabalho conjunto entre agentes, com apoio do Exército e da população. Ela comemorou o resultado, mas alertou para a importância de continuar a prevenção: "Apesar da situação climática desfavorável, com chuva e calor intensos, tivemos um LIRAa de médio risco. Mesmo assim, não podemos esquecer de dedicar os dez minutos semanais, para evitar possíveis focos dentro das casas".

Prevenção

Conforme a Secretaria de Saúde, o trabalho nas ruas continuará sendo feito e intensificado nos locais que apresentaram o maior índice de infestação. Outros bairros, que tinham altos índices de infestação em outros LIRAas, conseguiram sair dessa lista. São os casos dos bairros Monte Castelo e Democrata.

A "sala de Operações", que converge os esforços das diversas secretarias da PJF envolvidas no combate, está em funcionamento no prédio da Defesa Civil. Quem suspeitar de algum foco deve denunciar ao Disque Dengue, pelo 199, que atende 24 horas.


Com informações da PJF

ACESSA.com - Primeiro LIRAa aponta ?ndice de 3,4% de infesta??o do mosquito da dengue em JF