Sexta-feira, 10 de março de 2017, atualizada às 13h10

Secretaria de Saúde divulga ações de combate à febre amarela na Cidade Alta

Da redação
foto

A partir desta sexta-feira, 10 de março, inicia nova etapa dos trabalhos de intensificação das ações de controle e combate à febre amarela na Cidade Alta, em Juiz de Fora. A aplicação do fumacê será feita em raio de 1km do local onde foi encontrado o macaco morto no bairro São Pedro. A aplicação será feita em três ciclos, um por semana.

Na segunda, 13, a Secretaria de Saúde inicia a vacinação, casa a casa, da população residente na área dos bairros São Pedro e Santos Dumont, que engloba cinco mil domicílios. O objetivo do trabalho é avaliar a necessidade de atualização do cartão vacinal para a doença e, se necessário, a aplicação da vacina no domicílio. A PJF divulgou as ruas que fazem parte da área que vai passar pela vistoria (Confira anexo).

Na última quinta, 9, cerca de 90 supervisores de unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) e enfermeiros responsáveis pelas salas de vacinação receberam orientações sobre a intensificação da ação a ser realizada no sábado, 11. Na ocasião foram destacados os seguintes itens: cumprimento do horário integral da sala de vacina e gestão do estoque para garantir o abastecimento, além das questões relativas ao esquema vacinal.

De acordo com a SS, o objetivo da capacitação é manter a incidência zero de febre amarela urbana na cidade. Não foi registrado, até o momento, nenhum caso ou suspeito em Juiz de Fora.

Locais e horários de vacinação

As vacinas podem ser encontradas em todas as Uaps, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 10h45 e das 13h às 16h45, exceto às quintas feiras, que vai até 14h45; no térreo do Pronto Atendimento Médico (PAM) Marechal, das 8h às 17h; no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA), na Rua São Sebastião, 772/776, Centro, das 8h às 11h e de 13h às 16h; e no Saúde do Idoso (Rua Batista de Oliveira, 943, Centro), das 8h às 11h e de 13h às 16h.

Neste sábado, 11, acontecerá o “Dia Especial de Vacinação Contra a Febre Amarela”, nos mesmos pontos citados acima, mas das 8h às 13h.

Calendário da aplicação de fumacê

  • Das 6 às 9 horas (se não estiver chovendo ou com vento forte)
  • Dias 10, 11, 12, 18, 19, 20, 26, 27 e 28
  • Bairros: Santos Dumont, São Pedro, Residencial São Lucas, Itatiaia, Vina Del Mar, Bosque do Imperador e Portal das Torres.


Com informações da PJF

ACESSA.com - Secretaria de Sa?de divulga a?es de combate ? febre amarela na Cidade Alta